sábado, 4 de junho de 2011

Mestrado Profissional do CRR-IFPB ganha apoio da SENAD


Articulações em Brasília-DF para otimizar ações do CRR-IFPB


Crisvalter Medeiros

A secretária nacional de políticas sobre drogas, Drª. Paulina do Carmo Arruda Vieira Duarte, assumiu o compromisso de mediar uma articulação acadêmica envolvendo grupos de pesquisadores do Rio Grande do Sul e da Bahia, com o objetivo de favorecer a formatação do projeto de um Mestrado Profissional em Gestão da Atenção aos Usuários de Drogas e Reinserção Social, dentro dos critérios exigidos pela política nacional de pós-graduação. A secretária reconheceu a relevância do mestrado para a região nordeste, que seria o primeiro do País nessa área.

O Mestrado Profissional em Gestão da Atenção aos Usuários de Drogas e Reinserção Social faz parte das iniciativas para implementação das atividades formativas do Centro Regional de Referência para Formação Permanente de Profissionais da Rede de Atenção a Usuários de Crack e outras Drogas (CRR-IFPB). O CRR-IFPB é uma das políticas nacionais de enfrentamento ao crack e outras drogas, da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (SENAD), do Ministério da Justiça, implantado na Paraíba através de classificação em concorrência pública.

A coordenadora do CRR-IFPB, professora Vania Medeiros, e a professora Vânia Vasconcelos Gico, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), responsável pelo  projeto do Mestrado Profissional do CRR-IFPB, foram recebidas em audiência pela secretária da SENAD na última quinta-feira (02), pela manhã, no Ministério da Justiça, no Distrito Federal–DF.

Além de assumir o compromisso de apoiar o projeto do mestrado profissional, a secretária convidou a professora Vania Medeiros para participar de uma reunião, no próximo dia 13, onde será discutida a possibilidade de oferta de cursos técnicos na área de atenção às drogas, através dos Centros Regionais de Referência. Já a professora Vania Gico foi desafiada a elaborar uma proposta de implantação de um  CRR na UFRN para participação nas próximas chamadas públicas da SENAD.


As professoras do CRR-IFPB realizaram, ainda, outros contatos com diversas instituições públicas da esfera governamental relacionadas à ciência, educação e políticas sobre drogas, em Brasília-DF, no último final de semana (quinta e sexta-feira), com o objetivo de buscar apoio logístico e financeiro para otimização das atividades de formação desenvolvidas pelo CRR-IFPB, que foi o primeiro a entrar em funcionamento, dos 49 Centros aprovados em chamada pública.


Agenda na CAPES

Na manhã da quinta-feira (02), as professoras nordestinas foram recebidas, também, pelo diretor de avaliação de projetos da Capes, professor Lívio Amaral, para tratar dos encaminhamentos do projeto de Mestrado Profissional em Gestão da Atenção aos Usuários de Drogas e Reinserção Social através do edital que será divulgado ainda este mês.  Na conversa com o pesquisador ficou evidenciada a necessidade da articulação de novos parceiros para a viabilidade do referido mestrado, dificuldade que será superada com a articulação da SENAD.


Segundo a professora Vania Medeiros, a partir de agora, o maior desafio do CRR-IFPB, com o apoio das parcerias estabelecidas, é viabilizar iniciativas que atendam às diretrizes das Políticas Públicas Intersetoriais no tocante à formação de profissionais da Rede de Atenção aos usuários de Drogas. “Por outro lado, os coordenadores do CRR devem ser bastante criativos para que o argumento das demandas sociais emergentes sejam forte o bastante para unir forças que superem os critérios excludentes da produção acadêmica colocados pela Política Nacional de Pós-Graduação”, enfatizou.
 Contatos na SETEC

Em visita à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), na última sexta-feira (03), as Professoras apresentaram o CRR-IFPB ao secretário Eliezer Pacheco e discutiram implementações ao projeto do Centro para o biênio 2011/2012.


Cumprida a agenda de articulações nessas instâncias superiores da gestão pública, as professoras retornam ao Nordeste com a responsabilidade de sensibilizar suas instituições a assumirem mais estes desafios. O resultado de todas as iniciativas realizadas em Brasília, segundo a professora Vania Medeiros, está expresso nas palavras da secretária nacional de políticas sobre drogas, Paulina Duarte: “Não são vocês que precisam de nós, somos nós que precisamos de vocês, se não houver os atores em cada localidade as Políticas Públicas  não se efetivam". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário