A coordenadora do Centro Regional de Referência Para a Formação de Profissionais da Rede de Atenção aos Usuários de Crack e Outras Drogas (CRR-IFPB), professora Vania Medeiros, reuniu-se ontem (17.03), na Pró-Reitoria de Extensão do IFPB, em João Pessoa, com os cinco empreendedores sociais que tiveram seus projetos selecionados para participar do evento: Respostas Comunitárias – encontro de saberes e fazeres, que acontece nesta terça e quarta-feira (20/21), na Funarte, Sala Guiomar Novaes, na Alameda Nothmann, 1058 - Campos Elíseos, São Paulo, Capital.
Dos 40 projetos de respostas comunitárias selecionados para serem discutidos no evento, cinco são da Paraíba. Ao todo, foram 102 projetos inscritos por empreendedores sociais de diversas regiões do País.
Os projetos da Paraíba são: O saber, desenvolvido por Gilson da Silva, no município de Santa Rita-PB; Acajaman- Associação Cultural e Agrícola dos Jovens Ambientalistas de Alagoa Nova-PB, coordenado por Tiago Aquino; Escolinha do Surf, de Arnaldo Batista, no município de João Pessoa; Projeto Babau, de Mestre Clóvis Martins, de Guarabira, e Mídia Advocacy, desenvolvido por Crisvalter Medeiros, em João Pessoa.
Segundo a professora Vania Medeiros, articuladora do evento na Paraíba, essas lideranças comunitárias deverão, a partir do evento, se integrar a uma rede nacional de empreendedores sociais, para dar sustentabilidade aos seus projetos, independente de partidos políticos, denominações institucionais e credos. Vania destacou que a finalidade do Instituto Empodera, que está promovendo o evento, é capacitar pessoas para o empreendedorismo social.
Para Arnaldo Batista, professor Badeco, está inserido nesse evento, podendo mostra seu trabalho a um público amplo, já é uma recompensa pela luta empreendida para manter a Escolinha do Surf funcionando durante muitos anos. Badeco espera que o seu projeto, que funcionava na Praia do Bessa, em João Pessoa, e foi desativado em decorrência da política de preservação ambiental instituída pelo projeto Orla, do Governo Federal, seja reativado. “A Escolinha do Surf já tinha reconhecimento internacional e recebia alunos até da Europa”, enfatizou ele.
Clóvis Martins, o Mestre do Babau, de Guarabira, disse que está realizado por poder mostrar o seu teatro de bonecos na maior cidade do País, e conhecer outras experiências culturais. O mestre Clóvis vai levar material para realizar uma oficina de fantoches no evento.
Já Tiago Aquino, responsável pelo projeto Acajaman, destacou a importância do intercâmbio de experiências que o evento vai promover, “além da possibilidade da multiplicação da experiência”, assinalou.
Gilson da Silva, responsável pelo projeto Saber, espera adquirir novos conhecimentos para aprofundar suas ações ajudando aos jovens em situação de vulnerabilidade no município de Santa Rita. Crisvalter Medeiros espera disseminar as técnicas de mídia advocacy, durante o evento.
O grupo de empreendedores sociais da Paraíba embarca nesta segunda-feira (19) para São Paulo, com todas as despesas custeadas pelo Instituto Empodera, coordenado pela psicóloga Raquel Barros e a advogada Marta Volpi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário