sexta-feira, 7 de junho de 2013

ATORES DO DIREITO PARTICIPAM DE REUNIÃO NA ESMA COM EQUIPE DO CRR-IFPB

As professoras Vania Medeiros (IFPB) e Nilza Ramalho (UFPB) estiveram reunidas hoje (07), pela manhã, na sede da Escola da Magistratura da Paraíba (ESMA), no Altiplano Cabo Branco, em João Pessoa, com representantes da Justiça e Ministério Público. A reunião teve o objetivo de aprofundar as articulações para composição do quadro dos servidores do Sistema de Justiça para os cursos do Centro Regional de Referência (CRR), órgão responsável pela capacitação profissional do plano “Crack, é possível vencer”.
O CRR é coordenado e financiado pela Secretária Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), do Ministério da Justiça, e executado na Paraíba pelo IFPB com parceria da UFPB. As ações terão prosseguimento com outra reunião na próxima terça-feira (11), na Fundação Escola Superior do Ministério Público (FESMIP), para os últimos acertos para a formação das turmas com os atores do Direito na Paraíba.
A SENAD estará oferecendo, em nível nacional, dentro do plano “Crack, é  possível vencer”, seis cursos para o biênio 2013/2014: Atenção Integral aos usuários de crack e outras drogas, para equipes multiprofissionais do PSF; Curso de aperfeiçoamento para trabalhadores de hospital geral; Intervenção breve e aconselhamento motivacional, para redutores de danos e outros agentes sociais; Gerenciamento de caso e reinserção social, para atores da Rede SUS e SUAS. Este ano a SENAD incluiu dois cursos sobre atenção integral para o Sistema de Justiça.
Na opinião da Juíza Maria Aparecida Sarmento Gadelha, Coordenadora de Extensão da ESMA, este será um grande momento para a Justiça dar prosseguimento às ações que  estão sendo realizadas nessa área e começar a trabalhar em rede. Segundo ela, os juízes precisam de uma abertura para vencer as dificuldades de encaminhamento  nessa área superando, principalmente, as barreiras da linguagem.
Além das juízas Maria Aparecida Gadelha e Anna Carla Falcão da Cunha Lima Alves, também participaram da reunião: Maria de Fátima Pessoa V. Silva, Gerente Acadêmica da Esma; Andréa Coutinho M. Leone, Assessora Esma; Ângela Fernandes, psicóloga do Núcleo de Solução de Conflitos; Maria Nilza Ramalho, professora UFPB; Crisvalter Medeiros, jornalista (IFPB); Josefa Elizabete P. Barbosa, Defensora Púbica; Edudenize R. Alves, Defensora do Núcleo Psicossocial de Penas Alternativas, e Isabela Lira, da assessoria da Vara de Penas Alternativas.
Na referida reunião, a professora Vania Medeiros, Coordenadora do CRR, apresentou a estrutura dos cursos do centro e a equipe de professores, que é composta por docentes da UnB, UCB; UNIAD-UNIFESP, UFPB, além de profissionais da rede de atenção aos usuários de crack e outras drogas da Paraíba e de outros Estados.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário