domingo, 30 de junho de 2013

Curso do Prodequi/UnB se consolida como referência na prevenção ao uso de drogas no Brasil


Cerca de 250 tutores/educadores participaram, no sábado (29), no Auditório FINATEC, na Universidade de Brasília, do Ciclo de Debates sobre Prevenção ao Uso de Drogas nas Escoals. O evento finalizou a 5ª edição do Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas, realizado pelo Programa de Estudos e Atenção às Dependências Químicas-Prodequi.

           
Na solenidade de abertura do evento, o representante do MEC, coordenador do Programa de Saúde na Escola, José Luiz, disse que no Plano Crack, é possível vencer, o eixo mais importante é o da prevenção e que, dentro deste eixo, o curso de prevenção Prodequi é a iniciativa de maior destaque. Segundo ele, o curso possibilita uma melhor aprendizagem sobre o fazer educação com prazer, sendo uma contribuição significativa da UNB na transformação da educação em âmbito nacional.
            A coordenadora do Prodequi, professora Fátima Sudbrack assinalou que o curso de prevenção para educadores não pretende dar respostas definitivas para a questão do uso de drogas, mas suscitar indagações importantes sobre como a sociedade enfrentar coletivamente essa problemática.
            O evento contou com a exposição de 120 pôsteres de  projetos desenvolvidos nas escolas sobre acompanhamento dos tutores. Na sua 5ª edição, o curso certificou mais de 31 mil cursistas das escolas públicas de todas as regiões do País.
            Para o diretor do Instituto de Psicologia da UNB, professor Hartmut Günter, o curso de prevenção do Prodequi contribui para o fortalecimento da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. O acadêmico assinalou que, neste caso, a pesquisa orienta a extensão e a extensão, por sua vez, serve para orientar o ensino.
            A diretora da Associação Brasileira de Estudos Multidisciplinares sobre Drogas (ABRAMD), professora Helena Albertani, lembrou que a população em situação educacional no ensino básico no Brasil, atualmente, atinge o quantitativo de 51 milhões de jovens, mais de um quarto da população brasileira. “Em decorrência dessa realidade a escola torna-se o ambiente mais adequado para a execução das políticas publicas sobre drogas”, enfatizou.
Na visão da diretora do CEAD/UnB, Wilsa Ramos, a experiência pedagógica do curso de prevenção do Prodequi é mais um avanço no desafio de integrar a tecnologia aos interesses sociais, através da educação à distância.
            O evento também promoveu a integração cultural entre gestores, educadores, educandos e a academia. Vale destacar que o representante do Ministério da Educação assumiu publicamente o compromisso para a realização da próxima edição do Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas.

Foi realizada, ainda, a exposição de 120 trabalhos produzidos pelos alunos da 5ª edição do Curso de Prevenção para Educadores de Escolas Públicas e a participação de grupos culturais do Distrito Federal.
            O evento foi encerrado com a troca de experiências entre os participantes de edições anteriores do referido curso. Neste momento, a professora Vania Medeiros, que participou da 3ª edição do referido curso, fez uma rápida explanação sobre a importância da iniciativa para os educadores da Paraíba.  



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