terça-feira, 4 de junho de 2013

COORDENADORA DO CRR, PROFESSORA VANIA MEDEIROS, REALIZA UMA DIA DE ARTICULAÇÕES COM A JUSTIÇA PARAIBANA

 Articulação na ESMA

A coordenadora do Centro de Referência Regional (CRR), órgão apoiado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), do Ministério da Justiça, professora Vania Medeiros, realizou, ontem (04), um dia de articulações com o Sistema Judicial da Paraíba. A iniciativa teve o objetivo de formar as turmas de servidores da área para os cursos de capacitação do plano “Crack, é possível vencer”, para o período 2013/2014. As articulações foram realizadas com o apoio da professora do Departamento de Serviço Social da UFPB, Nilza Ramalho.
            O CRR é uma ação intersetorial estruturante na área de formação  do plano “Crack, é possível vencer”, do Governo Federal. O órgão será executado na Paraíba pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) em parceria com a UFPB, Secretarias do Governo do Estado, Prefeitura Municipal de João Pessoa e o Sistema de Justiça da Paraíba.

            A professora esteve reunida, na parte da manhã, com a doutora Fátima Pessoa, gerente acadêmica da Escola Superior da Magistratura (ESMA); e a assessora do órgão, doutora Andréa Coutinho. Vania Medeiros apresentou os objetivos do CRR às servidoras da entidade e, em seguida, foi discutida a melhor  forma de articular uma turma de magistrados para participar da formação do CRR. Os Juízes e servidores do judiciário receberão formação com sensibilização para os problemas do crack e outras drogas, além de técnicas de abordagem, a exemplo de intervenção breve e gestão de caso e reinserção social de usuários de crack e outras drogas.

Com o Diretor da FESMIP

           
As professoras também conseguiram se reunir com o diretor da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FESMIP), doutor Glauberto Bezerra. O promotor garantiu apoio às professoras para a formação da turma de servidores do Ministério Público nos cursos do CRR.

No final da manhã, as professoras se reuniram, ainda, com o Defensor Público-Geral, Vanildo Oliveira Brito e a defensora Elizabete Barbosa, da Vara de Execução de  Penas Alternativas. Ficou acertado, nessa reunião, que a Defensoria Pública vai designar um servidor para compor a comissão de inscrição dos cursos do CRR, além de promover articulação junto aos Defensores Públicos do Estado da Paraíba, para participação nos referidos cursos.


No período da tarde, a mobilização foi dirigida às Promotorias da Criança e do Adolescente. As professoras Vania Medeiros e Nilza Ramalho visitaram a Promotora Soraya Escorel, do Centro de Apoio Operacional dessas promotorias (CAOP). No encontro com a gestora, ficou acertado que no próximo dia 11 de junho, acontecerá uma reunião entre FESMIP e CAOP sob a coordenação do CRR. Nesta reunião será discutido um plano estratégico que garanta a participação dos profissionais que atuam na defesa dos direitos da criança e do adolescente e sua integração nos grupos intersetoriais de trabalho a serem desenvolvidos no CRR. 
 Com a Promotora Soraya Escorel

Nenhum comentário:

Postar um comentário