sexta-feira, 14 de junho de 2013

I Congresso Brasileiro sobre Saúde Mental e Dependência Química traz o debate sobre drogas para a UFPB

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizou no período de 12 a 14, de junho, o I Congresso Brasileiro de Saúde Mental e Dependência Química. O evento contou com mais de 600 participantes, entre profissionais, pesquisadores, professores e estudantes, de todas as regiões do País. Durante os três dias do evento foram atualizadas várias vertentes do conhecimento envolvendo a questão do uso de drogas e dependência química, no contexto da saúde mental.
           
Na abertura do evento, que aconteceu na noite do dia 12, no Auditório da Reitoria, a coordenadora do Congresso, professora Silvana Carneiro Maciel, deu as boas vindas aos congressistas e enfatizou a importância da realização do evento para a ciência, a educação e a sociedade paraibana. Um momento de destaque, que emocionou a plateia, foi a participação do grupo musical “Oficina do Samba”, do Caps-ad Primavera, da Prefeitura Municipal de João Pessoa. O grupo é constituído por usuários de álcool e outras drogas que estão em recuperação.
A pesquisadora Carla Bicca, da Associação Brasileira de Estudo do Álcool e Drogas (ABEAD), fez a palestra de abertura do evento, enfocando o tema da prevenção. Segundo ela, o álcool ainda é a substância psicoativa, cujo consumo, ainda causa os maiores problemas à população.
           O evento contou com várias palestras e mesas redondas sobre os mais diversos temas sobre a problemática das drogas. Foram enfocados  os temas da prevenção, tratamento e reinserção a partir das políticas públicas nos contextos da saúde mental, direitos humanos, ciência e educação.
           
A coordenadora do CRR, professora Vania Medeiros participou da mesa sobre “Os desafios da prevenção e do tratamento da dependência química: articulação do social, da família, da escola e da justiça”. A mesa foi composta com a participação dos pesquisadores Gilberto Lúcio, do Ministério Público de Pernambuco, e Carla Bicca, da ABEAD. A professora Vania Medeiros fez explanação sobre os processos formativos na área de drogas, a partir da teoria da complexidade. O jornalista Crisvalter Medeiros, mestrando em Serviço Social da UFPB, que integra da equipe do CRR, apresentou trabalho oral sobre a Experiência do CRR na Paraíba.
           
O Congresso Brasileiro sobre Saúde Mental e Dependência Química foi uma das realizações mais importantes, nessa área, das últimas décadas na Paraíba. O evento é uma indicação de que a UFPB assumiu, efetivamente, a pesquisa e a formação acadêmicas envolvendo a questão da dependência química no contexto da saúde.




ENCERRAMENTO

           
O médico psiquiatra Sérgio de Paula Ramos, da Associação Brasileira de Estudos sobre o Álcool e outras Drogas (ABEAD), fez a conferência de encerramento do evento, ontem, às 18 horas, no auditório 412, do CCHLA, da UFPB. Na palestra, o médico demonstrou preocupação com os movimentos pró-legalização do uso de maconha e alertou os participantes sobre a falta de estrutura do sistema de saúde, atualmente, para lidar com o aumento no consumo de substâncias psicoativas que a legalização poderia acarretar.
            A principal preocupação do médico é com a vulnerabilidade dos adolescentes no contexto da legalização devido ao risco de se criar uma cultura de normalização do uso de maconha. Segundo ele, o uso continuado dessa substância causa dependência e desvia os jovens da sua vida educacional e produtiva.
Para Ramos, a legalização da maconha em alguns países resultou no aumento estatístico da epidemiologia  da dependência química. O médico fez uma analogia sobre o que acontece atualmente com relação à maconha e o movimento de popularização do uso de tabaco no início  do século passado. Segundo ele, a indústria do tabaco está repetindo os mesmos argumentos que foram utilizados para fazer propaganda do tabaco, para promover o uso da maconha, a exemplo da utilização medicinal e os direitos humanos.

A professora Silvana Maciel, coordenadora do grupo de pesquisa em saúde mental e dependência química, fez o encerramento oficial do evento, garantindo a continuidade da proposta como uma iniciativa da UFPB, mesmo que algumas  edições do congresso aconteçam em outras instituições. Silvana sugeriu que o congresso continue aglutinando os discursos das diversas correntes acadêmicas da área e que seja um espaço democrático das expressões ideológicas das mais diversas visões sobre a temática.

LANÇAMENTO DE LIVRO:

A professora da Universidade Católica de Brasília, Maria Aparecida Penso, lançou o livro: "Os jovens pedem socorro", na abertura do I Congresso Brasileiro de Saúde Mental e Dependência Química, da UFPB.

Maria Aparecida Penso, no centro, ladeada pelas professoras Maria Nilza (Serviço Social UFPB) e Vania Medeiros (CRR-IFPB)


Nenhum comentário:

Postar um comentário