A Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professora Lúcia Guerra, ressaltou a importância da I Jornada da ABEAD na Paraíba como uma oportunidade para se promover a articulação das instituições públicas que podem atuar na área da prevenção científica ao uso de substâncias psicoativas. Ela revelou “que alguns cursos de pós-graduação da UFPB já orientam trabalhos de pesquisa nessa área”. A pró-reitora representou a instituição no encerramento do evento, na última sexta-feira (05), no auditório do Hotel Caiçara, na Praia de Tambaú, João Pessoa.
No último dia da I Jornada da ABEAD na Paraíba, representantes de três ministérios do Governo Federal apresentaram projetos sociais relacionados com políticas públicas sobre uso de drogas por crianças, jovens e adolescentes.
A representante do Ministério da Saúde, psicóloga Ana Sudária, apresentou as Diretrizes Nacionais de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens, destacando a importância do fortalecimento da promoção da saúde, a reorientação dos serviços de saúde e a integração de políticas: interfederativas, governamentais e com a sociedade, como ferramentas para garantir os benefícios nessa área.
Segundo ela, os temas estruturantes para a atenção integral à saúde do adolescente são: participação juvenil, eqüidade de gêneros e empoderamento do sexo feminino, direitos sexuais e direitos reprodutivos, projeto de vida, cultura de paz, ética e saúde, igualdade racial e étnica.
A representante do MEC, Marta Klumb, informou que os objetivos do Programa Saúde na Escola são: Promover a saúde e a cultura da paz, reforçando a prevenção de agravos à saúde; fortalecer a relação entre as redes públicas de saúde e de educação, otimizando a utilização dos espaços, equipamentos e recursos disponíveis; contribuir para a construção de sistema de atenção social, com foco na promoção da cidadania e nos direitos humanos; e o fortalecimento ao enfrentamento das vulnerabilidades no campo da saúde que possam comprometer o pleno desenvolvimento do estudante. E mais: promover a comunicação entre escolas e unidades de saúde assegurando a troca de informações sobre as condições de saúde dos estudantes; integrar as ações já desenvolvidas nos estados e municípios, além de fortalecer a participação comunitária nas políticas de educação básica e saúde nas três esferas de governo.
O evento também contou com explanação da representante do Ministério do Desenvolvimento Social sobre “Integração de Políticas Públicas de Educação, Saúde e Assistência Social – Construindo a rede de proteção social. Segundo a professora Nívea Maria Polezer, a proteção social básica requer o direcionamento do foco da atenção para estratégias de prevenção, acesso a informações e direitos socioassistenciais; fortalecimento da capacidade protetiva da família e da comunidade, além do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, tendo como público prioritário as famílias beneficiárias dos programas de transferência de renda, a exemplo do PETI, PBF, BPC.
Ela ressaltou, ainda, a necessidade de ações protetivas especiais no campo social com ênfase para a superação de ciclos de violência e violação de direitos, reconstrução das relações familiares e comunitárias, assim como a defesa dos direitos socioassistenciais, sem deixar de fora o fortalecimento do protagonismo e a participação social dos atores envolvidos nos processos de resgate da cidadania.
O evento foi um dos mais bem sucedidos na área da prevenção ao uso de drogas já realizado no Estado da Paraíba e o primeiro com o foco nas ações científicas sobre políticas de drogas. A professora Vânia Medeiros, coordenadora do NETDEQ do IFPB, uma das sócias da ABEAD na Paraíba, informou que a entidade está planejando outros eventos no Estado para o próximo ano. “Queremos incentivar a pesquisa e extensão acadêmicas na área de políticas sobre drogas na Paraíba”, assinalou a professora.
O evento foi uma realização da UFPB, IFPB e ABEAD, com o apoio do MEC/MDSCF/MS e UCB. Comissão organizadora: Crisvalter Medeiros (IFPB), Vânia Medeiros (IFPB/ABEAD), Gilberto Lúcio (ABEAD); Lawrencita Espíndola (UFPB/ABEAD) e Maria do Socorro A. Caldeira (UFPB) e Vagna C. Leite Silva (CEM/FAMENE)
VEJA SLIDS DO EVENTO
Nenhum comentário:
Postar um comentário