terça-feira, 30 de novembro de 2010

EQUIPE DO NETDEQ, DO IFPB, TEM PRIMEIRO CONTATO COM A ESCOLA DE JACUMÃ QUE RECEBERÁ AÇÃO PREVENTIVA

Reunião na Escola de Ensino Fundamental Dep. José Mariz



A equipe do NETDEQ - Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Dependência Química, da Pró-Reitoria de Extensão do IFPB, esteve reunida ontem (30) com os educadores da Escola de Ensino Fundamental Deputado José Mariz, no Município de Conde-PB, para definir as primeiras ações dos projetos de extensão e iniciação científica na área de prevenção ao uso de drogas para os estudantes daquela comunidade.

A reunião contou com a participação de 13 educadores que já aderiram aos projetos. Também estiveram presentes as diretoras adjuntas, professoras Kátia Soares e Miriam e a orientadora pedagógica Fátima Barbosa.

A coordenadora do NETDEQ, professora Vania Medeiros, iniciou a reunião fazendo uma explanação sobre os processos metodológicos que serão utilizados nos projetos e estimulou os educadores a se engajar, efetivamente, com a causa da prevenção.

O professor Danielson de Sousa enalteceu o intercâmbio técnico que está sendo realizado com o IFPB, enfatizando a importância de se ter uma metodologia inovadora para trabalhar a prevenção na escola. “Nós já temos os conteúdos sobre a temática, o que nos faltava era um método que despertasse o interesse dos jovens e tenho certeza que com a utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação o projeto será bem sucedido”, assinalou.

O professor Ednaldo Maciel, mestrando em Ciências da Informação da UFPB, explicou que a praia de Jacumã, onde está localizada a escola Dep. José Mariz, é uma comunidade de pessoas simples que durante um período do ano torna-se um balneário de luxo que recebe a visitação de turistas de todos os lugares do país e do exterior. Segundo ele, é nesse período onde os jovens da comunidade ficam mais expostos aos riscos em decorrência da convivência com pessoas de hábitos diferentes dos costumes nativos.

Além da questão das drogas, o problema da violência na escola e na comunidade e as questões relacionadas às DST também preocupam os educadores. No entanto, a orientadora educacional, Fátima Barbosa, estimulou o grupo convocando os professores a aderir ao projeto e abraçar a causa da prevenção com esperança.

Na reunião, os estudantes do ensino médio do IFPB, Dário Macêdo e Jackeline Vicente, do Curso Técnico em Controle Ambiental, bolsistas da extensão e da iniciação científica pelo NETDEQ, mantiveram o primeiro contato com a difícil realidade da escola onde serão desenvolvidos os projetos dos quais participam. Os estudantes do IFPB ficaram comovidos com a resiliência dos professores diante das condições precárias da instituição onde são educadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário