sábado, 26 de fevereiro de 2011

PROFESSOR DRAYLTON SIQUEIRA MINISTRA OFICINA DE VÍDEO NO NÚCLEO DE INCLUSÃO DIGITAL DA EXTENSÃO DO IFPB

Professores e alunos do IFPB em ação de extensão


O professor do Curso de Bacharelado em Música do IFPB, Draylton Siqueira, ministrou uma oficinia de produção de vídeos, a partir do celular, como meio didático para escolas municipais,  no Núcelo de Inclusão Digital da Pró-Reitoria de Extensão, ontem (25),  com o objetivo de instrumentalizar  educadores  que  vão participar de dois projetos desenvolvidos pelo Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Dependência Química (NETDEQ).

Foram capacitados 15 professores das Escolas José Mariz, em Jacumã, e do CPDAC, no Valentina de Figueiredo, em João Pessoa. A capacitação contou com o apoio dos bolsistas do Curso de Mecânica, Lucas e Bruno, o que cracterizou uma ação interdisciplinar.

Os professores capacitados vão integrar as ações de dois projetos de extensão do IFPB: “Promover a mobilização da comunidade de Conde-PB para implantação do COMAD-Conselho Municipal sobre Drogas”, aprovado no PROBEXT/2010 e desenvolido pelo Jornalista Crisvalter Medeiros, especialista em prevenção e coordenador adjunto do NETDEQ. O outro projeto “A expansão para o âmbito intermunicipal da ação educativa envolvendo a interdisciplinaridade entre geoprocessamento e a prevenção ao uso de drogas”, é desenvolvido pela professora Vania Medeiros, coordenadora do NETDED.

Os professores capacitados vão produzir vídeos didáticos utilizando câmeras digitais e editados com os recuros disponíveis no windows movie maker. Os vídeos vão enfocar a realidade social do município de conde-PB, relacionada ao problema das drogas, e serão apresentados em evento comunitário com o objetivo de sensibilizar a comunidade para a implantação do Comad.

Para o professor Draylton Siqueira, que coordena o projeto de extensão: “Produção de vídeos, a partir do celular como meio didático para escolas municipais de João Pessoa”, o celular é uma tecnologia que pode ser aproveitada para dinamizar o processo de aprendizagem. “Vamos utilizar os recursos tecnológicos disponíveis para a produção de vídeo e aproveitar o potencial de aprendizado que esses produtos podem oferecer”, destaca o professor.

 “Uma vez tendo aprendido a produzir vídeos, os professores vão, com seus alunos, usar como ferramenta de uma nova metodologia de sensibilização para os problemas associados ao uso de álcool e outras drogas em seu município”, ressalta a professora Vânia Medeiros.

 Crisvalter Medeiros, com informações da página do IFPB.

3 comentários:

  1. O nome correto dos alunos é Lucas e Hugo. E o curso é eletrotécnica.

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  2. Ao invés de bacharelado, eu sou professor de música do IFPB.

    Att: Draylton Siqueira

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  3. Olá. Existe algum material (apostila) desse curso?

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