segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

REITOR JOÃO BATISTA E A PROFESSORA VANIA MEDEIROS SÃO CONVIDADOS PARA EVENTO NO PALÁCIO DO PLANALTO


A presidenta Dilma Rousseff participa da abertura solene do seminário de Implantação dos Centros Regionais de Referência de Formação Permanente de Profissionais na área de Drogas, da  Secretária Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), nesta quinta-feira (17). O evento acontecerá no Palácio do Planalto, em Brasília-DF, das 09 às 18 horas.

O evento conta, ainda, com a participação de quatro ministros: Justiça, Educação, Saúde e Desenvolvimento Social e Combate à Fome. A secretária da SENAD, Paulina do Carmo Arruda Duarte fará a palestra de abertura do evento, às 10h30, enfocando o tema: “Centros regionais de referência: o papel das instituições de ensino superior na formação permanente de profissionais da rede de atenção integral aos usuários de crack e outras drogas”

O Reitor do IFPB, professor João Batista de Oliveira Silva, e a professora Vania Medeiros, que coordenará o Centro Regional de Referência do IFPB, participam, como convidados, do seminário em Brasília.

O objetivo dos centros, que foram aprovados em chamada pública no final do ano passado, é promover a formação permanente de profissionais que atuam nas redes de atenção integral à saúde e de assistência social  de usuários de crack e outras drogas e seus familiares, atendendo uma das ações previstas no Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas. O edital contemplou 49 projetos de universidades brasileiras, fundações e institutos, distribuídas em 19 estados, com abrangência de 642 municípios.

Um dos projetos aprovados na Paraíba será executado pela FUNETEC, fundação de apoio ao IFPB, sob a coordenação da professora Vania Medeiros. O Centro de Referência de Formação Permanente dos Profissionais da Rede Paraibana de Atenção aos Usuários de Drogas, título do projeto do IFPB, vai oferecer quatro cursos a partir de abril deste ano: Aperfeiçoamento em Crack e outras Drogas; Curso de Atualização em Atenção Integral aos Usuários de Crack e outras Drogas; Curso de Atualização sobre Intervenção Breve e Aconselhamento Motivacional em Crack e outras Drogas e Curso de Atualização em Gerenciamento de Casos e Reinserção Social de Usuários de Crack e outras Drogas.

Os cursos são direcionados aos médicos dos programas saúde da família e núcleos de assistência à saúde da família; servidores de hospitais gerais, psicólogos, profissionais da rede SUS, agentes de saúde e redutores de danos. Esses cursos serão totalmente gratuitos e ministrados com aulas uma vez por mês. A equipe será constituída por profissionais com experiência na  área e professores de São Paulo, Brasília, Rio Grande do Norte e Paraíba. Brevemente será lançado o site com o endereço para as inscrições.

3 comentários:

  1. Crisvalter, estes cursos só serão para os profissionais do PSf ou se estenderá para profissionais que desejem se inscrever?
    Por favor mande dizer quando se dará as

    ResponderExcluir
  2. parabens a profa. Vania!!! Quem ganha com este projeto é toda a comunidade, inclusive o IFPB!!!

    ResponderExcluir
  3. otima iniciativa do IFPB, mas estou sentindo falta das escolas , aonde se detecta o uso de drogas em jovens? as escolas possuem equipe tecnica e estao buscando apoio para a redução de danos seria bom rever essa questao. obrigada
    crisbrchaves

    ResponderExcluir