sábado, 29 de outubro de 2011

EQUIPE INTERINSTITUCIONAL DO CRR SE REÚNE, EM JOÃO PESSOA, PARA PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES FINAIS

Professores do CRR em momento de descontração

Crisvalter Medeiros


A equipe interinstitucional de profissionais que constitui o Centro Regional de Referência para Formação Permanente de Profissionais que Atuam na Área de Drogas (CRR-IFPB) formada por professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Católica de Brasília-UCB e Universidade de Brasília (UNB), além de profissionais de São Paulo, esteve reunida na última quinta-feira (27), em João Pessoa, para deliberar sobre o planejamento das atividades finais dos quatro cursos que estão sendo ministrados no CRR para os profissionais das redes SUS e SUAS na Paraíba.

A equipe fez encaminhamentos sobre os estudos e análise dos dados referentes à pesquisa sobre a representação social dos profissionais que participam dos cursos do CRR sobre os usuários de drogas. A pesquisa também vai analisar o perfil desses profissionais e a repercussão da formação recebida nos referidos cursos sobre a representação desses profissionais com relação aos usuários atendidos nas redes.

A referida pesquisa teve início na fase preliminar dos cursos do CRR com a aplicação de instrumentos para coleta de dados. Na fase final será ministrado um pós-teste. Segundo as coordenadoras locais da pesquisa Vania Medeiros (FPB) e Socorro Vieira (UFPB), esse trabalho consolida o apoio de centros de excelência do país à pesquisa sobre drogas no Nordeste.

Na mesma reunião foi realizado o planejamento final das atividades dos cursos do CRR. Também foi discutido o processo de avaliação dos profissionais que acontecerá, nesses dois últimos meses, através de trabalhos intersetorializados com a formação de grupos entre as cinco turmas concluintes.

O tema escolhido para o trabalho final foi o gerenciamento de caso que vai aglutinar todas as discussões finais nos grupos de estudo.

A equipe do CRR também discutiu os detalhes sobre a estruturação de um curso de especialização para 2012 na área da reinserção social. O curso de especialização que será destinado aos alunos dos cursos do CRR vai ser financiado pela SENAD-Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas.

Na avaliação da equipe o que vem acontecendo na Paraíba é a constituição de um grupo regional envolvendo essas instituições do Nordeste, com o apoio de universidades de Brasília e profissionais de são Paulo, para implementação de projetos locais de pesquisa e de extensão, além de cursos que venham atender às demandas locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário