segunda-feira, 3 de outubro de 2011

PSICODRAMATISTA DA UNB, INÊS GANDOLFO, FAZ ADEPTOS NA PARAÍBA


Crisvalter Medeiros

A psicóloga Maria Inês Gandolfo, Chefe do Departamento de Psicologia Clínica da Universidade de Brasília (UNB), ministrou aula no Centro Regional de Referência para Formação Profissional na área de Drogas (CRR-IFPB), no final da semana passada (29.30), sobre Abordagens Terapêuticas. A pesquisadora fez adeptos para o psicodrama entre os médicos do PSF e NASF (Saúde da Família) na Paraíba e pretende intensificar os laços acadêmicos entre o Programa de Estudos e Atenção às Dependências Químicas da UNB (PRODEQUI) e o CRR-IFPB, além de outras instituições nordestinas que queiram integrar a parceria.

Segundo a professora Inês Gandolfo, o psicodrama é uma metodologia terapêutica que se adequa a qualquer faixa etária e público, podendo ser desenvolvida em espaços os mais diversificados possíveis.

O psicodrama pode ser utilizado no tratamento da dependência química: “Depedendo da criatividade do psicodramatisma, ele poderá trabalhar com uma temática aplicada a um grande público e fazer emergir nesse contexto um protagonista que venha trazer o seu problema relacionado às drogas; a partir deste protagonista o psicodramatista poderá encontrar entre os pares outras pessoas que vivenciam uma situação semelhante gerando uma catarse que vai viabilizar possibilidades de resolução de conflitos para todos”, explicou a pesquisadora.

A prevenção da recaída é essencial para a recuperação sustentável de dependentes químicos. A professora Inês Gandolfo disse que já utilizou o psicodrama para fazer a prevenção da recaída com dependentes quimicos, afirmando que a metodologia é um instrumento mais adequado do que o preenchimento de formulários. “No tablado o paciente vai dramatizar as situações que o afligem, o que é mais adequado do que o formulário, porque alguns deles tem dificuldades com a escrita”, assinalou.

Segundo ela, não há restrições ao uso do psicodrama para pacientes em situação de crise de abstinência nem especifidades de faixa estária.  Entretanto, a viabilidade dessa ferramenta depende da criatividade do profissional e de uma formação adequada. “Nas terapias pela fala o paciente pode esconder algo importante no meio da conversa, já no psicodrama ninguém consegue esconder nada por trás dos seus atos, o paciente está sempre se mostrando e se colocando em evidência” esclareceu.

-  O adolescente, continuou a professora, aceita bem essa proposta de se deixar ver através da ação, de se mostrar pelo fazer, o que é mais adequado do que a conversa que pode ser entediante e cansativa; já a ação que utiliza a proposta plástica e estética é muito convidativa para esse público, podendo ser desenvolvida em qualquer espaço de forma diversificada e democrática: nas praças públicas, nas instituições, nos contextos comunitários etc”

PSICODRAMA TEM ADEPTOS NO PSF E NASF

Dentre as adeptas do psicodrama na Paraíba estão as médicas do PSF da cidade de Bayeux, Marize Célia Martins e Osmarina Batista de Almeida, que atuam nos Bairros Imaculada e Tambaí, respectivamente

Segundo elas, a professora Inês Gandolfo trouxe informações que aprimoram o conhecimento sobre a importância dessa ferramenta terapêutica, “mostrando que através do psicodrama  nós poderemos atingir uma comunidade inteira, resgatando valores e ações perdidas, além de mudar a capacidade de entendimento das pessoas que estão ligadas a determinados eventos”.

As médicas entendem que essa metodologia poderia ser mais eficaz junto aos grupos de adoelscentes, gestantes jovens, hipertensos e diabéticos que elas já trabalham. Segundo elas, o psicodrama pode ser útil a qualquer paciente possibilitando uma visão mais profunda da sua doença e da sua saúde e ajudando na superação das dificuldades terapêuticas.

Elas reconhecem que a clínica é soberana para a atividade médica. Mas admitem que o psicodrama possibilita que o pacientes conte sua vida sem maiores restrições. “É preciso convencer o paciente a participar e quando ele tem uma visão melhor do que é doença física e doença social tem maiores possibilidades de cura”, enfatizaram

2 comentários:

  1. me pergunto : como é feita essa dramatização ??

    ResponderExcluir
  2. parabéns Doutora Inês Gandolfo !! que na prática seus conhecimentos , pesquisas e seu trabalho seja de grande contribuição para a sociedade , principalmente aqueles menos favorecidos , de uma maneira geral , por que uma sociedade civilizada é aquela que respeita as diferenças . Parabéns mais uma vez pelo seu engajamento exclusividade e dedicação na sua profissão . Minha aqui minha admiração e respeito

    ResponderExcluir