quarta-feira, 26 de outubro de 2011

REDE PARAÍBA DE COMUNICAÇÃO VAI DEFLAGRAR CAMPANHA EDUCATIVA SOBRE DROGAS

Autoridades e especialistas debatem o problema das drogas com jornalistas

Crisvalter Medeiros


A Rede Paraíba de Comunicação vai realizar uma campanha de prevenção ao uso de drogas com o objetivo de contribuir para diminuir o problema que preocupa todos os segmentos sociais do Estado da Paraíba.

A editora regional da Rede Paraíba de Comunicação, jornalista Ana Viana, convocou uma primeira reunião com autoridades, especialistas em drogas, lideranças de movimentos comunitários, educadores e familiares de usuários, na superintendência da TV Cabo Branco, em João Pessoa, nesta quarta-feira (26) para anunciar a campanha e solicitar apoio para a iniciativa.

O Juiz  Fabiano Moura de Moura, titular da 1ª Vara da Infância e Juventude, que participou da reunião, destacou a importância social da iniciativa e sugeriu que a campanha leve uma mensagem de esperança para as famílias paraibanas que estão sofrendo com o problema das drogas.

Um momento intenso da reunião foi o pedido de ajuda de uma mãe residente na comunidade São Rafael para um filho de 15 anos de idade usuário de maconha. O testemunho da mãe comoveu a todos. O Juiz Fabiano de Moura e a Secretária de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), Aparecida Ramos, que também esteve presente à reunião, decidiram dar um encaminhamento ao caso.

A reunião contou, ainda, com a participação de dois médicos psiquiatras que estão preocupados com o problema da dependência química: Alfredo Minervino, da Associação Brasileira de Psiquiatria e Rivânio Rodrigues, presidente da Associação Paraibana. Eles defenderam medidas eficazes na área de internação hospitalar para os casos de uso de drogas. “Informação sem ação cai no vazio, precisamos de alternativas concretas para o problema que vem se agravando cada vez mais na nossa sociedade”, alertou Rivânio.

A secretária Aparecida Ramos defendeu uma campanha articulada com a participação de vários segmentos sociais e os equipamentos públicos disponíveis para essa área.

A coordenadora da Pastoral da Sobriedade, professora Maria da Guia Oliveira, que representou o segmento católico na reunião, enfatizou a importância da campanha colocando os recursos da entidade à disposição.

A professora Vania Medeiros, coordenadora do Centro Regional de Referência para a formação permanente dos profissionais que atuam na área de drogas, defendeu uma maior integração dos profissionais com a mídia visando a construção de discursos adequado para as abordagens sobre o problema das drogas. A professora informou que está articulando um curso para pessoas em recuperação e familiares para que esse segmento possa atuar de forma organizada nessa área. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário