segunda-feira, 24 de outubro de 2011

ESTUDANTES DE MEIO AMBIENTE, DO IFPB, APROVAM TRABALHOS EM EVENTO INTERNACIONAL

Grupo vai apresentar trabalhos no Congresso da ABRAMD

Crisvalter Medeiros


Os alunos do Curso Técnico Integrado em Controle Ambiental do Campus de João Pessoa, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), que participam das atividades de extensão no Núcleo de Estudos Trandisciplinares em Dependência Química (NETDEQ), da Pró-Reitoria de Extensão, aprovaram quatro projetos no 3º Congresso Internacional da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas (ABRAMD).

O evento vai reunir em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, no período de 30.10 à 02.11.2011, acadêmicos, educadores, estudantes, lideranças comunitárias e autoridades nas áreas de prevenção ao uso, abuso e dependência de drogas.

Os projetos aprovados são: A mobilização da comunidade de Conde - PB para implantação do COMAD (Conselho Municipal sobre Drogas), desenvolvido pela aluna Jaqueline Carla Roque Vicente; O impacto do uso de TIC (Tecnologias da Informação na Comunicação) na prevenção ao uso de drogas entre estudantes da modalidade EJA, de Samara Amorim de Araújo e Viviane Silva Lima; A expansão para o âmbito intermunicipal da ação educativa envolvendo a interdisciplinaridade entre o Geoprocessamento e a prevenção ao uso de drogas, por Dário Macedo de Lima e Mídia e drogas: a Construção do discurso sobre drogas na mídia impressa paraibana, de Caroline Targino e Anna Paula Dutra. Os projetos foram orientados pelos coordenadores do NETDEQ, professora Vania Medeiros e Crisvalter Rogério.

A 3ª edição do Congresso Internacional da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas (ABRAMD) terá como tema central: “Interfaces no uso de drogas: cultura, educação e saúde”. Na programação, estão previstas mesas-redondas, oficinas, cursos e apresentações de trabalhos, oralmente e sob a forma de pôsteres. O congresso pretende diversificar o debate e o intercâmbio científico de profissionais de várias áreas sobre o uso de substâncias psicoativas, para contribuir com o treinamento de recursos humanos em ações de prevenção e intervenção efetivas.

Para Dário Macedo desenvolver esse projeto foi um grande avanço para a sua formação acadêmica e poder apresentar os resultados desse trabalho em um evento desse porte será bastante gratificante. “Estou muito feliz com o aceite desse trabalho na ABRAMD que é um evento de porte internacional; essa experiência me estimular a avançar nessa área de projetos”, disse Samara Amorim.

Para Jaqueline Carla, a aprovação do trabalho na ABRAMD trouxe muita realização acadêmica por se tratar de um evento internacional. Ela acha que a experiência repercutirá no seu crescimento acadêmico e pessoal. Segundo Viviane Lima essa experiência foi um grande estímulo para a vida acadêmica de todo o grupo. Caroline Targino afirma que: “Nossa participação no Congresso Internacional da ABRAMD é uma experiência indescritível que representa a oportunidade de divulgar e discutir sobre o comportamento midiático paraibano frente à temática das drogas, além de apresentar os resultados do nosso projeto” Ela assinala que será uma experiência magnífica para a vida acadêmica do grupo e uma oportunidade única que não se deve deixar passar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário