Crisvalter Medeiros
Os alunos do Curso Técnico Integrado em Controle Ambiental do Campus de João Pessoa, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), que participam das atividades de extensão no Núcleo de Estudos Trandisciplinares em Dependência Química (NETDEQ), da Pró-Reitoria de Extensão, aprovaram quatro projetos no 3º Congresso Internacional da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas (ABRAMD).
O evento vai reunir em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, no período de 30.10 à 02.11.2011, acadêmicos, educadores, estudantes, lideranças comunitárias e autoridades nas áreas de prevenção ao uso, abuso e dependência de drogas.
Os projetos aprovados são: A mobilização da comunidade de Conde - PB para implantação do COMAD (Conselho Municipal sobre Drogas), desenvolvido pela aluna Jaqueline Carla Roque Vicente; O impacto do uso de TIC (Tecnologias da Informação na Comunicação) na prevenção ao uso de drogas entre estudantes da modalidade EJA, de Samara Amorim de Araújo e Viviane Silva Lima; A expansão para o âmbito intermunicipal da ação educativa envolvendo a interdisciplinaridade entre o Geoprocessamento e a prevenção ao uso de drogas, por Dário Macedo de Lima e Mídia e drogas: a Construção do discurso sobre drogas na mídia impressa paraibana, de Caroline Targino e Anna Paula Dutra. Os projetos foram orientados pelos coordenadores do NETDEQ, professora Vania Medeiros e Crisvalter Rogério.
A 3ª edição do Congresso Internacional da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas (ABRAMD) terá como tema central: “Interfaces no uso de drogas: cultura, educação e saúde”. Na programação, estão previstas mesas-redondas, oficinas, cursos e apresentações de trabalhos, oralmente e sob a forma de pôsteres. O congresso pretende diversificar o debate e o intercâmbio científico de profissionais de várias áreas sobre o uso de substâncias psicoativas, para contribuir com o treinamento de recursos humanos em ações de prevenção e intervenção efetivas.
Para Dário Macedo desenvolver esse projeto foi um grande avanço para a sua formação acadêmica e poder apresentar os resultados desse trabalho em um evento desse porte será bastante gratificante. “Estou muito feliz com o aceite desse trabalho na ABRAMD que é um evento de porte internacional; essa experiência me estimular a avançar nessa área de projetos”, disse Samara Amorim.
Para Jaqueline Carla, a aprovação do trabalho na ABRAMD trouxe muita realização acadêmica por se tratar de um evento internacional. Ela acha que a experiência repercutirá no seu crescimento acadêmico e pessoal. Segundo Viviane Lima essa experiência foi um grande estímulo para a vida acadêmica de todo o grupo. Caroline Targino afirma que: “Nossa participação no Congresso Internacional da ABRAMD é uma experiência indescritível que representa a oportunidade de divulgar e discutir sobre o comportamento midiático paraibano frente à temática das drogas, além de apresentar os resultados do nosso projeto” Ela assinala que será uma experiência magnífica para a vida acadêmica do grupo e uma oportunidade única que não se deve deixar passar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário