sábado, 26 de fevereiro de 2011

PROFESSORA VANIA MEDEIROS FAZ PALESTRA SOBRE CO-DEPENDÊNCIA NA ESCOLA LIONS DOS BANCÁRIOS

Grupo Celebrando Restauração da Igreja Batista


A coordenadora do NETDEQ – Núcleo de Estudos Trandisciplinares em Dependência Química, do IFPB, professora Vania Medeiros, realizou neste sábado (26), na Escola do LIONS, no Conjunto Habitacional Bancários, uma palestra sobre Co-Dependência para o Grupo Celebrando Restauração, da Igreja Batista.

A professora Vania Medeiros informou as consequências da dependência química nas relações familiares gerando um comportamento disfuncional de controle e de manipulação entre aqueles que estão convivendo com o usuário de álcool e outras drogas.

Vania Medeiros discorreu sobre a visão sistêmica da dependência química e mostrou as formas de superação do problema, através do fortalecimentos da rede social individual. Ela explicou a importância de um grupo social de apoio nesse processo.

Segundo a OMS – Organizaçao Mundial de Saúde, a dependência química é uma doença (Síndrome da Dependência de Álcool e outras Drogas) que afeta cerca de 12% da população mundial; cada dependente prejudica a qualidade de vida de 4 a 5 pessoa do seu relacionamento.

O propósito do grupo Celebrando Restauração da Igreja Evangélica Batista dos Bancários é compartilhar e celebrar o poder restaurador de Deus nas vidas dos fiéis através da metodologia dos 12passos.



Crisvalter Medeiros

PROFESSOR DRAYLTON SIQUEIRA MINISTRA OFICINA DE VÍDEO NO NÚCLEO DE INCLUSÃO DIGITAL DA EXTENSÃO DO IFPB

Professores e alunos do IFPB em ação de extensão


O professor do Curso de Bacharelado em Música do IFPB, Draylton Siqueira, ministrou uma oficinia de produção de vídeos, a partir do celular, como meio didático para escolas municipais,  no Núcelo de Inclusão Digital da Pró-Reitoria de Extensão, ontem (25),  com o objetivo de instrumentalizar  educadores  que  vão participar de dois projetos desenvolvidos pelo Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Dependência Química (NETDEQ).

Foram capacitados 15 professores das Escolas José Mariz, em Jacumã, e do CPDAC, no Valentina de Figueiredo, em João Pessoa. A capacitação contou com o apoio dos bolsistas do Curso de Mecânica, Lucas e Bruno, o que cracterizou uma ação interdisciplinar.

Os professores capacitados vão integrar as ações de dois projetos de extensão do IFPB: “Promover a mobilização da comunidade de Conde-PB para implantação do COMAD-Conselho Municipal sobre Drogas”, aprovado no PROBEXT/2010 e desenvolido pelo Jornalista Crisvalter Medeiros, especialista em prevenção e coordenador adjunto do NETDEQ. O outro projeto “A expansão para o âmbito intermunicipal da ação educativa envolvendo a interdisciplinaridade entre geoprocessamento e a prevenção ao uso de drogas”, é desenvolvido pela professora Vania Medeiros, coordenadora do NETDED.

Os professores capacitados vão produzir vídeos didáticos utilizando câmeras digitais e editados com os recuros disponíveis no windows movie maker. Os vídeos vão enfocar a realidade social do município de conde-PB, relacionada ao problema das drogas, e serão apresentados em evento comunitário com o objetivo de sensibilizar a comunidade para a implantação do Comad.

Para o professor Draylton Siqueira, que coordena o projeto de extensão: “Produção de vídeos, a partir do celular como meio didático para escolas municipais de João Pessoa”, o celular é uma tecnologia que pode ser aproveitada para dinamizar o processo de aprendizagem. “Vamos utilizar os recursos tecnológicos disponíveis para a produção de vídeo e aproveitar o potencial de aprendizado que esses produtos podem oferecer”, destaca o professor.

 “Uma vez tendo aprendido a produzir vídeos, os professores vão, com seus alunos, usar como ferramenta de uma nova metodologia de sensibilização para os problemas associados ao uso de álcool e outras drogas em seu município”, ressalta a professora Vânia Medeiros.

 Crisvalter Medeiros, com informações da página do IFPB.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

APARECIDA RAMOS DEFENDE INTEGRAÇÃO REGIONAL PARA COMBATE AO CRACK


Secretárias Aparecida Ramos (PB) e Arna Arcoverde (PE) e  o adjunto Antônio Jácome, (JP) professoras Vania Medeiros (IFPB) e Socorro Vieira, da UFPB

A Secretária de Desenvolvimento Humano do Estado da Paraíba, Aparecida Ramos, incluiu o Centro Regional de Referência (CRR), do IFPB, no plano estadual de enfrentamento aos problemas decorrentes do uso de crack. A secretária defende uma política de integração regional para combater os problemas sociais gerados pelo uso de crack.

A coordenadora do CRR, professora Vania Medeiros participou, ontem, de uma reunião na Secretaria de Desenvolvimento e Direitos Humanos de Pernambuco, para socialização dos processos metodológicos do plano de enfrentamento ao crack do Estado de Pernambuco com a equipe paraibana.

O problema do uso de crack vem  se agravando no País, principalmente entre os segmentos mais vulneráveis da sociedade. Dados do Cebrid mostram que 1% da população faz uso dessa substância. Em João Pessoa, o uso de crack sobe para 2,5%, na população geral. Em Recife, considerando a população de rua, o índice aumenta drasticamente, chegando a 20%.

Segundo a secretária Aparecida Ramos, é preciso integrar a região nordeste para fortalecer as políticas públicas de enfrentamento ao crack. Já a secretaria Ana Arcoverde, de Pernambuco, disse que a integralidade do plano nacional de combate ao crack é o que vai assegurar uma gestão de resultados.

A professora Vania Medeiros fez, durante a reunião, esclarecimentos sobre o papel dos CRRs no plano nacional de combate ao crack, destacando a necessidade da realização de parcerias institucionais para a execução do projeto.

Paticiparam da reunião a sercretária de Desenvolvimeto Social e Direitos Humanos de Pernambuco, Ana Arcoverde; Aparecida Ramos, secretária de Desenvolvimento Humano da Paraíba; secretário adjunto do município de João Pessoa, Antônio Jácome; a coordenadora do Setor de Estudos e Pesquisa da Criança e do Adolescente, da UFPB, Socorro Vieira; a coordenadora de saúde mental de João Pessoa, Valéria Cristina, vereador Ubiratan Pereira de Oliveira (Bira)–PSB; Rafael West, assessor da Secretaria de Desenvolvimento Humano-PB, dentre outros profissionais.

Mais fotos:



sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O IFPB ESTÁ INSERIDO NO PROCESSO DE COMBATE AO CRACK ATRAVÉS DE PROJETO DE EXTENSÃO

Reitor João Batista de Oliveira Silva, do IFPB; e a Reitora da UEPB, professora Marlene Alves de Sousa Luna, em evento no Palácio do Planalto


A presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, afirmou, durante a abertura do I Seminário de Implantação dos Centros Regionais de Referência (CRR), que o crack contribui com a desagregação dos vínculos e vulnerabilidade dos jovens, ameaçando a integridade do país. Dilma reafirmou o compromisso político de combater sistematicamente o crack. Para a presidenta, as Instituições de Ensino Superior tem o papel de dar respostas à sociedade brasileira para este problema. O evento aconteceu na última quinta-feira (17), no Palácio do Planalto, em Brasília-DF.

A secretária nacional de políticas sobre drogas, Paulina Duarte Vieira, informou, no evento, que o projeto atende uma demanda de ações estruturantes para o plano integrado de enfrentamento ao crack.  A SENAD, atualmente ligada ao Ministério da Justiça, assumiu o compromisso de capacitar a rede pública de saúde e assistência social para atuar nessa área. Serão mais de 14 mil profissionais capacitados nessa área em 19 Estados, através de 49 centros. Na Paraíba, foram aprovados dois projetos, um do IFPB e outro da UEPB.

Segundo Paulina Duarte, os CRRs vão mediar à integração entre as redes SUS E SUAS. A secretária enfatizou que os Centros deverão se transformar, futuramente, em centros de referência regional na produção da pesquisa e extensão acadêmicas.

VISÃO LOCAL

O Reitor do IFPB, professor João Batista de Oliveira, que participou do evento, reconheceu a importância social do empreendimento, garantindo o apoio institucional na execução do projeto, através da FUNETEC, fundação de apoio ao IFPB. Segundo o Reitor, o problema das drogas é muito grave em todo país, gerando muito sofrimento entre as  famílias. “É preciso ampliar as ações do IFPB como ator importante na área de políticas sobre drogas”, enfatizou ele.

Para a coordenadora do CRR no IFPB, professora Vania Medeiros, o mais importante foi a lógica da inclusão adotada pela SENAD no processo de implantação dos CRRs. “Todas as instituições interessadas em participar do projeto terão a oportunidade de demonstrar o seu potencial de intervenção nessa realidade brasileira de falta de formação sobre as políticas de drogas”, destacou ela.


quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

CONTRA O CRACK, DILMA QUER COMBATE AO CRIME E CONTROLAR FRONTEIRAS


Foto: Ichiro Guerra/Divulgação

Presidente Dilma Rousseff participa de abertura do seminário de implantação dos Centros Regionais de Referência em Crack e Outras Drogas, no Palácio do Planalto 

A presidente Dilma Rousseff defendeu, nesta quinta-feira, na abertura do seminário de implantação dos Centros Regionais de Referência em Crack e Outras Drogas, um combate sistemático à distribuição de entorpecentes, o monitoramento de fronteiras e o fortalecimento de centros de referência para treinamento de médicos e agentes comunitários de saúde.

"Será uma luta sem quartel no combate sistemático ao crack. Precisamos impedir que mais crianças sejam vítimas do crack. É fundamental perceber que tudo passa pelo combate ao crime organizado através do controle de fronteiras e do reforço da Polícia Federal no combate às drogas", disse a presidente, no Palácio do Planalto, ao lado dos ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, da Saúde, Alexandre Padilha, e da Educação, Fernando Haddad.

"É um quadro que nenhum de nós, tanto do governo federal, estadual e municipal, professores e da sociedade civil, podemos nos tornar indiferentes a ele", afirmou Dilma, destacando que os desafios no combate ao crack devem levar em conta o fato de a droga ter baixo custo e de ser muito destrutiva.

Ao lado da nova secretária nacional de Política sobre Drogas, Paulina Duarte, a presidente disse ter "orgulho" de tê-la na administração pública. Paulina substituiu Pedro Abramovay, demitido após ter defendido publicamente que não houvesse prisão para pequenos traficantes.

Ao Terra, Abramovay defendera, ainda como secretário nacional de Justiça no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, que a prisão de pequenos traficantes, ao invés de servir como punição, só contribuiria ainda mais para a formação de mão-de-obra de grandes organizações criminosas. Uma possível mudança da atual Lei de Drogas, que não estabelece claramente a proporção da pena para quem é pego transportando substâncias ilícitas, poderia, na avaliação dele, fixar penas alternativas, como prestação de serviços comunitários, para pessoas pegas com pouca quantidade de droga.
 
"Estão prendendo as pessoas erradas. Qual é o benefício para a sociedade o fato de se colocar na prisão essas pessoas e depois as devolver para a sociedade? Na prisão estão sendo formados criminosos. Estão entregando de graça para o crime organizado a mão-de-obra", afirmou Abramovay na ocasião.
 
Do: Terra Notícias
 

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

REITOR JOÃO BATISTA E A PROFESSORA VANIA MEDEIROS SÃO CONVIDADOS PARA EVENTO NO PALÁCIO DO PLANALTO


A presidenta Dilma Rousseff participa da abertura solene do seminário de Implantação dos Centros Regionais de Referência de Formação Permanente de Profissionais na área de Drogas, da  Secretária Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), nesta quinta-feira (17). O evento acontecerá no Palácio do Planalto, em Brasília-DF, das 09 às 18 horas.

O evento conta, ainda, com a participação de quatro ministros: Justiça, Educação, Saúde e Desenvolvimento Social e Combate à Fome. A secretária da SENAD, Paulina do Carmo Arruda Duarte fará a palestra de abertura do evento, às 10h30, enfocando o tema: “Centros regionais de referência: o papel das instituições de ensino superior na formação permanente de profissionais da rede de atenção integral aos usuários de crack e outras drogas”

O Reitor do IFPB, professor João Batista de Oliveira Silva, e a professora Vania Medeiros, que coordenará o Centro Regional de Referência do IFPB, participam, como convidados, do seminário em Brasília.

O objetivo dos centros, que foram aprovados em chamada pública no final do ano passado, é promover a formação permanente de profissionais que atuam nas redes de atenção integral à saúde e de assistência social  de usuários de crack e outras drogas e seus familiares, atendendo uma das ações previstas no Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas. O edital contemplou 49 projetos de universidades brasileiras, fundações e institutos, distribuídas em 19 estados, com abrangência de 642 municípios.

Um dos projetos aprovados na Paraíba será executado pela FUNETEC, fundação de apoio ao IFPB, sob a coordenação da professora Vania Medeiros. O Centro de Referência de Formação Permanente dos Profissionais da Rede Paraibana de Atenção aos Usuários de Drogas, título do projeto do IFPB, vai oferecer quatro cursos a partir de abril deste ano: Aperfeiçoamento em Crack e outras Drogas; Curso de Atualização em Atenção Integral aos Usuários de Crack e outras Drogas; Curso de Atualização sobre Intervenção Breve e Aconselhamento Motivacional em Crack e outras Drogas e Curso de Atualização em Gerenciamento de Casos e Reinserção Social de Usuários de Crack e outras Drogas.

Os cursos são direcionados aos médicos dos programas saúde da família e núcleos de assistência à saúde da família; servidores de hospitais gerais, psicólogos, profissionais da rede SUS, agentes de saúde e redutores de danos. Esses cursos serão totalmente gratuitos e ministrados com aulas uma vez por mês. A equipe será constituída por profissionais com experiência na  área e professores de São Paulo, Brasília, Rio Grande do Norte e Paraíba. Brevemente será lançado o site com o endereço para as inscrições.

EMPRESAS DEVEM TRATAR ALCOOLISTAS


Justiça condena companhias que demitiram funcionários com vício

Por diversas vezes, o vigilante Roberto Paulo, 47, foi trabalhar bêbado. Os colegas e supervisores o advertiam. O profissional era mandado de volta para casa, e o dia não trabalhado era descontado de seu salário. Como o problema se repetiu, foi demitido por justa causa.

A demissão por embriaguez habitual ou em serviço, apesar de estar prevista na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) como justa causa, tem sido condenada pelas decisões do TST (Tribunal Superior do Trabalho) .
Isso porque a dependência do álcool é reconhecida como doença pela OMS (Organização Mundial da Saúde). A recomendação é que o trabalhador seja afastado da empresa para tratamento, esclarece o presidente do TST, Milton de Moura França.

"Se o funcionário é doente, tem as fac uldades comprometidas, o que faz dele quase um "inimputável" [que não pode ser acusado ou penalizado] no trabalho."
Em 2008, oito anos após ter sido demitido, Roberto Paulo, que diz estar sem beber há dez anos, recebeu cerca de R$ 25 mil de indenização da empresa, à qual afirma ter pedido tratamento para o alcoolismo


Luiza Sigulem/Folhapress
Roberto Paulo conseguiu indenização por ter sido demitido
Folha de São Paulo - DE SÃO PAULO

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

ALTRUISMO PODE AFASTAR ALCOOLISTAS DA BEBIDA

Segundo levantamento americano, 40% dos dependentes que ajudam pessoas com o mesmo problema se mantêm abstêmios por até 15 meses.

Dados do projeto Match, uma das maiores pesquisas americanas sobre alcoolismo, mostram que 40% dos alcoólatras que ajudaram outras pessoas com o mesmo problema conseguiram ficar longe da bebida por 15 meses - a taxa cai para 22% entre os dependentes que não prestaram assistência nenhuma a terceiros. A atualização dos dados foi publicada na revista Alcoholism Treatment Quarterly. Mais: 94% dos alcoólatras que ajudavam outros dependentes e que mantiveram a atividade apresentaram menores níveis de depressão.

Outra pesquisa, realizada com alcoólatras que sofriam de transtorno dismórfico corporal, mostrou que os dependentes que ajudaram outras pessoas tinham mais chances de permanecer sóbrios e desenvolver uma imagem mais positiva sobre si mesmos. As vítimas do transtorno desenvolvem uma preocupação excessiva com a própria aparência.

“Essa pesquisa indica que participar ativamente de serviços ajuda alcoólatras e outros viciados a ficar sóbrios", diz a autora do estudo, Maria E. Pagano, professora de psiquiatria da Universidade Case Western Reserve, nos Estados Unidos. "O levantamento sugere que essa abordagem é aplicável a todas as pessoas que desejam deixar a bebida ou as drogas.” Os benefícios também foram registrados entre pessoas que precisam lidar com condições crônicas, como depressão, aids e dor crônica.


Fonte: Blog da Uniad
SÍNDROME DE DEPENDÊNCIA DE MACONHA

Analice Gigliotti (1); Cristiane Lopes (2); Ronaldo Laranjeira(3)

(1) médica psiquiatra, especialista em dependência química – UNIFESP –Mestre em Psiquiatria – UNIFESP – Chefe do Setor de Dependência Química da Santa Casa do Rio de Janeiro


A maconha, nome comum da Cannabis sativa, é a droga ilícita mais usada em todo mundo, o que justifica o aumento das pesquisas em relação ao sistema canabinóide nos últimos 15 anos. Apesar do aumento dos estudos, principalmente em humanos, em torno das propriedades de abuso da maconha, ainda não são bem conhecidos seus efeitos psicotrópicos responsáveis por desenvolverem uma síndrome de dependência. Entender as mudanças que a maconha provoca no indivíduo ao longo do tempo é importante por várias razões, dentre elas, a prevenção de suas consequências, tais como prejuízo acadêmico, diminuição da produtividade laborativa e aumento do risco de uso de outras drogas.

Há ainda uma certa controvérsia a respeito da existência de uma síndrome de dependência da maconha, o que provoca grande polêmica na população leiga e principalmente entre os usuários de canabis, mas nos últimos anos, vem se acumulando evidências desta síndrome.