sábado, 7 de setembro de 2013

I SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE DROGAS: DA COERÇÃO À COESÃO


O I Simpósio Internacional sobre Drogas: da Coerção à Coesão, que acontecerá de 09 a 11 de setembro de 2013, no Museu Nacional da República, em Brasília, Distrito Federal, será um momento de encontro com diversos setores da sociedade para debater as políticas públicas voltadas para a questão das drogas.

Os organizadores do evento esperam que a difusão de informações e a ampliação do debate sobre as políticas públicas na área de drogas promovam a criação de um espaço importante de troca para a produção de ações integradas que viabilizem uma maior coesão da sociedade brasileira. O coordenador adjunto do Núcleo de Estudos Trandiscipinares em Dependência Química (NETDEQ-IFPB), jornalista Crisvalter Medeiros, intregrante da equipe do Centro Regional de Referência (CRR-IFPB), participará do evento como convidado.

O evento conta com a promoção do Ministério da Saúde, por meio do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Vigilância em Saúde e da Área Técnica de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, do Departamento de Articulação de Rede de Atenção à Saúde, da Secretaria de Atenção à Saúde. E mais: Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD); Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC); bem como da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em parceria com a International Drug Policy Consortium (IDPC) e o Instituto Igarapé.

De acordo com o material de apresentação do evento, em todo o mundo, os países vêm trabalhando a demanda das comunidades marginalizadas, que são vulneráveis aos problemas relacionados às drogas. Na última década, a sociedade brasileira buscou alternativas para ampliação do acesso à saúde e outras políticas sociais para os usuários de crack, álcool e outras drogas e seus familiares. Essas medidas representaram um avanço considerável no que se refere à discussão do tema na sociedade e também das normatizações e diretrizes para implementações das ações.

No simpósio serão apresentadas diversas experiências de políticas públicas que foram efetivadas em outros países (Argentina, Chile, Canadá, Holanda, Portugal, República Tcheca e Uruguai). É uma oportunidade de conhecer e envolver novos atores para dialogar sobre as estratégias para se aumentar a coesão social, como se enfrentar os fatores de risco e quais os obstáculos a serem superados nessas áreas.


Veja programação competa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário