quarta-feira, 27 de abril de 2011

CRR-IFPB É LANÇADO OFICIALMENTE EM EVENTO NO AUDITÓRIO DA OAB-PB


Aparecida Ramos, da SEDH, presidiu os trabalhos da mesa


Os integrantes do plano de enfrentamento ao crack e outras drogas do Governo do Estado da Paraíba “União pela vida contra o crack” lotaram, ontem (26), o Auditório João Santa Cruz da OAB, Seccional da Paraíba, para prestigiar o lançamento oficial do Centro Regional de Referência para Formação de Profissionais da Rede de Atenção aos Usuários de crack e outras Drogas - CRR-IFPB, uma ação integrada entre os governos Federal, Estadual e Municipal. O projeto é coordenador pela professora do IFPB, Vania Maria de Medeiros.


O Diretor de Políticas Internacionais e Projetos Estratégicos da Secretária Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), psicólogo Vladmir Andrade Estempliuk, ressaltou, no evento, a importância dos CRRs no contexto das ações estruturantes do plano integrado de enfrentamento ao crack e outras drogas do Governo Federal. Segundo ele, o objetivo dos Centros é qualificar a rede de atenção aos usuários de drogas através da formação de seus profissionais em nível regional. “O conhecimento científico deve embasar, a partir de agora, todas as ações de prevenção, intervenção e reinserção social de usuários de drogas”, enfatizou ele.

O diretor da Senad antecipou, no evento, o lançamento de um novo edital de chamada pública para financiamento de trabalhos de pesquisa entre os professores que participam das equipes dos CRRs, que são 49 em todo o país. A ação visa contribuir, ainda mais, para a consolidação da formação profissional da rede de atenção aos usuários de crack e outras drogas.

A secretária de Estado do desenvolvimento humano da Paraíba, professora Aparecida Ramos, alegou que os altos índices de criminalidade praticados contra os jovens, principalmente em João Pessoa, estão relacionados à violência do narcotráfico que, segundo ela, não tem a dimensão humana do valor da vida dos nossos jovens. Ramos convocou a todos os segmentos sociais paraibanos para se envolver no enfrentamento ao problema das drogas, ressaltando que a questão extrapola os interesses políticos partidários.

Resgatando o valor da juventude na sociedade, a secretária assinalou que “ela nasce para brilhar”, sendo essa a ideia central do plano união pela vida contra o crack". Desta forma, a coletividade precisa fazer esse esforço conjunto para defendê-la, completou.

O representante da Reitoria do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), pró-reitor de desenvolvimento institucional e interiorização, professor Antônio Carlos Varela, disse que só a força das parcerias sociais vai solucionar o grave problema das drogas. Na opinião dele, a saída está na educação dos jovens.



Experiência de Sorocaba-SP




A coordenadora da saúde mental do município de Sorocaba-SP, psiquiatra Maria Clara Schnaidman, socializou a experiência das políticas públicas daquele município que adotou a linha do tratamento comunitário. Segundo ela, a ideia central deste projeto é instalar em cada comunidade um ponto de integração de serviços e estimular o envolvimento da população na busca por soluções para o problema do uso de drogas.

O evento foi encerrado com a socialização da experiência do Governo do Estado de Pernambuco, na área de enfrentamento às drogas, que se constitui no programa Pacto pela Vida. O projeto tem o objetivo de prevenir e reduzir a violência e a criminalidade, através de ações em rede. Os integrantes do projeto trabalham na perspectiva da articulação das ações já existentes no Estado através das câmaras de defesa social, enfrentamento ao crack; câmara de administração prisional, de articulação do Ministério Público e Defensoria, além da câmara de prevenção social.

Os participantes da solenidade assistiram a apresentação cultural do projeto de prevenção às drogas desenvolvido pela Amazona/ESSOR: Rodas de Conversa. A apresentação, que abriu o evento, foi realizada pelos jovens engajados ao projeto que também trabalha na perspectiva da intersetorialidade.


Veja mais fotos do evento


2 comentários:

  1. Parabéns professora Vânia Medeiros por oportunizar essa capacitação! Lenina

    ResponderExcluir
  2. Fazer errado qualquer um faz ajudar a concertar é difícil, mas a professora Vânia Medeiros estende as mãos e diz: vamos nos capacitar! No CRR-IFPB valeu professora!Lenina

    ResponderExcluir