domingo, 10 de julho de 2011

CRR-IFPB PROMOVE EVENTO COM APOIO DA PASTORAL DA SOBRIEDADE DA ARQUIDIOCESE DA PARAÍBA



Pastoral da Sobriedade

Crisvalter Medeiros


Os coordenadores do CRR-IFPB – Centro Regional de Referência, órgão da Secretária Nacional de Políticas Sobre Drogas, Vania Medeiros (coordenadora executiva) e Crisvalter Medeiros (coordenador pedagógico) realizaram, na última sexta-feira (09.07), no período da noite, uma ação de extensão junto aos casais do ECC da Paróquia de Sant’Ana, da Arquidiocese da Paraíba, na Comunidade Funcionários II, em João Pessoa. O evento foi organizado pela Pastoral da Sobriedade da Igreja Católica.


Segundo os coordenadores da Pastoral da Sobriedade, Cícero e Maria da Guia, as comunidades estão cada vez mais preocupadas com o crescimento dos problemas relacionados ao uso de álcool e drogas ilícitas, principalmente com o aumento dos índices de violência. A Paróquia de Sant’Ana tem um dos grupos mais consolidados da Pastoral da Sobriedade da Arquidiocese da Paraíba.
Entendendo que a Pastoral da Sobriedade, além de um excelente recurso comunitário para promover a recuperação de usuários de drogas, através da evangelização, também pode desenvolver ações de articulação social junto à comunidade em geral, os coordenadores do CRR-IFPB promoveram uma sensibilização para a necessidade de se deflagrar ações comunitárias visando construir um ambiente preventivo e de recuperação de usuários de drogas, a partir da mobilização comunitária.


A professora Vania Medeiros fez uma explanação sobre o papel da família na intervenção para resolver o problema das drogas na comunidade, apresentando uma metodologia de como atuar na rede social do usuário que envolve, não só a família, mas o grupo de sociabilidade, a escola, a Igreja e todo o âmbito relacional do usuário.

A comunidade entendeu a necessidade da mobilização social como método de intervenção comunitária para enfrentar o problema do uso de drogas, além de reconhecer que o grupo do ECC pode desenvolver algumas ações com esse objetivo na comunidade, contribuindo para promover uma melhor qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário