terça-feira, 19 de julho de 2011

FÓRUM UNIÃO PELA VIDA ENCERRA ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS PARA O PLANO DE ENFRENTAMENTO AO CRACK NA PARAÍBA



Crisvalter Medeiros

Uma comissão do Fórum União pela Vida, coordenada pela professora Aparecida Ramos, titular da Secretária de Estado do Desenvolvimento Humano da Paraíba (SEDH), e pelo pastor João Filho, coordenador do Programa Estadual de Políticas sobre Drogas (PEPD/PB), encerrou ontem, às 16 horas, em reunião no Hotel Hardman, na Praia de Manaíra, em João Pessoa, os trabalhos de elaboração das propostas que vão compor o Plano de Enfrentamento ao Crack e Outas Drogas do Estado da Paraíba.

A secretária Aparecida Ramos destacou, na ocasião, o desafio de produzir um trabalho que integra ações que envolvem posições de status social e práticas profissionais setorializadas. Segundo ela, o plano inova em termos de políticas públicas quando integra ações de assistência social, educação, saúde e segurança pública.

O plano de enfrentamento ao crack contempla sete eixos temáticos: Estrutura organizativa; Repressão qualificada; Rede sócio assistencial; Prevenção; Formação permanente; Mídia, cultura e sociedade, e o eixo Fontes de financiamento.

O pastor João Filho informou, ao final dos trabalhos, que o documento será formatado e apresentado em uma reunião ampla do fórum e que, posteriormente, será encaminhado ao Governador do Estado para ser transformado em Projeto de Lei.  João Filho avaliou que o documento foi construído de forma coletiva com a participação de todas as Secretarias de Estado, Instituições Públicas de Ensino Superior (UFPB/IFPB), entidades não governamentais e outras instituições. “O plano foi elaborado de forma bastante democrática e isso vai garantir a sua execução”, enfatizou o pastor.

O documento traz propostas bastante inovadoras no enfrentamento aos problemas relacionados às drogas no Estado da Paraíba, a exemplo da criação de taxas sobre serviços para compor um fundo estadual para dar sustentação financeira aos projetos que serão desenvolvidos; um amplo trabalho com a mídia envolvendo diversos setores da sociedade, campanhas educativas, formação de agentes públicos e profissionais, além de ações na área da saúde.

A professora Vania Medeiros do Centro Regional de Referência (CRR) enfatizou a oportunidade que teve de integrar o fórum União pela Vida em várias oportunidades, contribuindo para a construção das propostas que vão integrar o plano de enfrentamento ao crack e outras drogas no Estado da Paraíba.

Segundo a professora, as inovações do plano além das ações convencionais na área de enfrentamento às drogas, criou um eixo de mídia, sociedade e cultura. “O plano também garante ações para formar categorias profissionais que atuam na área da distribuição de bebidas alcoólicas e dará sustentabilidade a essas iniciativas através de um fundo financeiro”, assinalou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário