quarta-feira, 14 de setembro de 2011

EDUCADORES PREOCUPADOS COM O BULLYING



Crisvalter Medeiros

Os problemas que afetam a normalidade das relações interpessoais nas escolas públicas têm aumentado consideravelmente. Além da preocupação em manter a qualidade do ensino, os educadores são sobrecarregados com as questões extracurriculares que prejudicam o relacionamento e a aprendizagem, a exemplo da violência, uso de drogas e o  bullying.

O Projeto Valorização da Vida, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Educador Francisco Pereira da Nóbrega, localizada na Comunidade Boa Esperança, Bairro Cristo Redentor realiza, de 26 a 30 de setembro, a Semana Anti-Bullying. Segundo a coordenadora Maria das Graças Soares, o evento tem o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar sobre os danos causados por esse problema que, cada vez mais, tem afetado a normalidade do funcionamento das escolas.

Segundo a professora Graça Soares, o principal problema de bullying enfrentado na Escola Francisco Pereira da Nóbrega são os apelidos: gordinho, baixinho, negro, narigudo, etc. “Isto causa muito sofrimento entre as vítimas dos apelidos, o que contribui para a baixa autoestima, isolamento, e em consequência queda do rendimento escolar”, explicou ela.

Segundo os especialista no assunto, o bullying é uma palavra de origem inglesa adotada em muitos países para definir o desejo consciente e deliberado de maltratar outra pessoa e colocá-la sob tensão. O bullying está relacionado a todas as atitudes agressivas, intencionais e repetitivas que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro, causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder, tornando possível a intimidação da vítima.

O promotor de justiça da Infância e Juventude, Alley Escorel, vai fazer a palestra de abertura do evento enfocando a temática do bullying. Também haverá um concurso de redação sobre o tema que será realizado pelo professor de Português, em sala  de aula, durante a semana; o concurso vai premiar os dois melhores trabalhos. A semana será encerrada com uma caminhada pelas principais ruas da comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário