segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Campina Grande-PB tem unidade que realiza desintoxicação


Serviço possui oito leitos e foi inaugurado este ano. Dez jovens já foram tratados.


A Secretaria Municipal de Saúde Campina Grande implantou este semestre o Pronto Atendimento para Crianças e Adolescentes em Uso de Substância Psicoativas, que fica no Hospital Dr. Edgley, no bairro do José Pinheiro. O serviço dispõe de oito leitos, onde crianças e adolescentes em situação de dependência química são internados por um período de 15 a 21 dias para desintoxicação.

Walmir Nascimento, coordenador do espaço, diz que a quantidade de leitos, embora pareça pequena, é suficiente para atender à demanda, “Como o organismo das crianças e dos adolescentes ainda está em fase de mudança, as chances de largar o vício são maiores. Muitos deles não apresentam crise de abstinência já nos primeiros dias de internamento”, explicou.

Desde que começou a funcionar no mês passado, 10 pessoas já passaram pelo local. Entre os casos, uma criança de nove anos e um adolescente de classe média-alta. “Nas escolas privadas, por incrível que pareça, o problema das drogas ainda é mais preocupante”, comenta. Os usuários são encaminhados por órgãos como o Conselho Tutelar e o Juizado da Infância.

No local, encontra-se Anderson (nome fictício), de 16 anos. Na infância, ele vivia nos sinais pedindo dinheiro para alimentar o vício do padrasto, assassinado há três anos. Ele começou a cheirar tíner ainda criança e, tempos depois, usou maconha e crack. Anderson perdeu dois amigos por conta do tráfico. “Eu tava vendo coisas, coração acelerado, ficando amarelo, tremendo. Vendia tudo em casa. Me arrependo demais. Pra sair daqui, é preciso acreditar e ter fé em Deus”, conta.

NO CAPS AD

Depois de passarem pelo tratamento de desintoxicação, os adolescentes são encaminhados para o Caps AD, onde são submetidos duas vezes por semana a atividades terapêuticas, que ajudam as vítimas a se livrarem do vício. (AS)

Fonte: Jornal da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário