sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Vania Medeiros, coordenadora do CRR-IFPB, participa de evento em Brasília-DF para debater educação profissional e técnica em saúde

Com o secretário Eliezer Pacheco (SETEC): articulação para cursos técnicos na área da dependência química


A professora Vania Medeiros, coordenadora do Centro Regional de Referência (CRR-IFPB), participou na semana passada, nos dias 30/31, a convite da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), do Ministério da Saúde, de um seminário em Brasília para debater as políticas de educação profissional e tecnológica em Saúde.

O convite foi o resultado das articulações educacionais que a professora Vania Medeiros vem desenvolvendo em âmbito regional e nacional com o objetivo de promover a formação de profissionais na área da prevenção ao uso de drogas e da dependência química.

O evento intitulado “Seminário de Educação Profissional Técnica de Nível Médio para a Saúde”, aconteceu no Centro de Eventos e Treinamentos, da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio, em Brasília-DF.

Segundo a professora Vania Medeiros, o seminário teve o objetivo de discutir as diretrizes e programas da política de educação profissional e técnica de nível médio no contexto das políticas de saúde e educação. Dentre as autoridades que participaram do evento estavam o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha; o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), Eliezer Pacheco; o presidente do Conife – Conselho de Reitores dos Institutos Federais, Cláudio Ricardo Gomes de Lima, Reitor do IFCE; e o representante da Opas – Organização Pan-Americana da Saúde, Félix Rigoli. O seminário recebeu cerca de 500 profissionais da área da educação, entre diretores de campus dos IFs, diretores da ETSUS, Centros de Formação Técnica em Saúde, e professores Universitários. 

Segundo a professora Vania Medeiros, no seu discurso, como um dos membros integrantes da mesa diretora, o secretário da SETEC, Eliezer Pacheco, disse que é preciso combater o academicismo que não olha para o mundo do trabalho e incentivar iniciativas para a realização da formatação de cursos na área de saúde dentro dos institutos, embora essa não seja uma área tradicional do ensino destas instituições.

Reproduzindo o discurso do Ministro da Saúde, a professora Vania informou que ele afirmou que é preciso apostar no ensino médio profissionalizante não para se ter acesso a uma mão-de-obra mais barata, mais para se construir um conjunto de habilidades essenciais à saúde. Para o ministro, só desta forma se garantirá a qualidade dos serviços prestados no SUS, ao mesmo tempo em que se deve garantir a esses profissionais uma carreira estável.

O ministro explicou ainda, conforme as informações da professora Vania Medeiros, que o Brasil não vai ser um país rico, nem vai incluir socialmente os milhões de brasileiros que ainda se encontram na linha da pobreza se não promover a saúde pública de qualidade para esses segmentos.

Ficou decidido, como encaminhamentos do evento, a realização de oficinas regionalizadas com a participação das escolas da RETSUS, Institutos e Escolas Técnicas Filantrópicas, para a articulação de parcerias com o objetivo de atender as prioridades do Sistema Único de Saúde, tais como: vigilância em saúde, radiologia, órtese e prótese, prótese dentária etc. Outro encaminhamento decidido no evento foi a discussão da modalidade de cursos que melhor atenda às demandas de saúde na área de dependência química, disse Vania Medeiros.

Crisvalter Medeiros

Veja mais fotos do evento:




Nenhum comentário:

Postar um comentário