terça-feira, 26 de julho de 2011

WINEHOUSE: AME-A PELO QUE ELA FOI, NÃO PELO QUE SIGNIFICOU

Amy Winehouse: linda


Amy Winehouse era muito grande para um pequeno mundo, mesmo sendo esse mundo a Inglaterra, ou o mundo tornou-se insuportavelmente limitado para a genialidade dela?


Raramente a natureza premia alguém com tanto talento. Winehouse era uma artista completa: compunha, interpretava, de uma entonação e um estilo musical invejáveis; enfim a perfeição em um ser imperfeito.


Amy cativava até aqueles menos afeitos à musicalidade, a sua universalidade musical era insuportavelmente comovedora. Mesmo assim, a vida da cantora que encantava arrebatadoramente a juventude do mundo todo foi uma tragédia anunciada. Todos esperavam por um desfecho trágico, o que realmente aconteceu.


Suicídio ou homicídio culposo da sociedade de consumo: é preciso ponderar sobre a questão.


A juventude contemporânea vive uma situação das mais complexas no seu relacionamento com as drogas. A sociedade da efemeridade, do consumo supérfluo, da superação dos valores humanos pela apologia dionisíaca, onde a insaciedade é uma lei, produz a subcultura da dependência das drogas, na qual o prazer desenfreado é a condição sine qua non da existência humana.


Sociedade de consumo, do espetáculo, das efemeridades. Nicho adequado para o consumo adicto das substâncias psicotrópicas, essa subcultura que busca a superação do vazio existencial pela compulsão do prazer efêmero e estéril.   


Mas onde estava o vazio de Amy Winehouse, certamente não na falta de talento artístico. Haveria um sofrimento psíquico do qual ela tentava escapar através do lenitivo das drogas. O prestígio conquistado com sua arte junto aos seus admiradores nada significava? Os prêmios, o dinheiro ganho com seu trabalho bem sucedido não foi suficiente para superar esse sofrimento?


Quem era Amy Winehouse, apenas uma junkie perdida no estranho labirinto da dependência química, camaleão da desfaçatez emocional que transformava todos os momentos da vida em oportunidades de dissipação?


Há um campo vasto para especulações sobre a personalidade de Amy Winehouse, garota pobre que salta dos subúrbios de Londres para as altas rodas do show business europeu.


Ícone da subcultura do uso de drogas que assola a juventude de todos os países do Ocidente, Amy Winehouse morreu de overdose aos 27 anos; a mesma idade com a qual também morreram outros gênios da música: Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jim Morrison e Kurt Cobain. Todos eles grandes ídolos da cultura de massa.

Quantos ainda morrerão pela volúpia voraz das drogas, até que a mais simples das lições seja aprendida? A droga mata!


Momento inefável, tudo que se diga sobre a morte é subliminar. Amy Winehouse: ame-a pelo que ela foi, uma das artistas mais talentosas das últimas décadas, não pelo que ela representou.

Crisvalter Medeiros

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Violência Silenciosa. Você já sofreu?


Artigo enviado por Graça Soares Diretora Adjunta e Psicóloga da E.M.E. Francisco Pereira da Nóbrega localizada no Cristo. Ela desenvolve um trabalho de sensibilização com respeito a este tema.  


A cada dia, cerca de 1 milhão de crianças sofrem violência em um ambiente considerado seguro: a escola. É o chamado Bullying que são atos de agressão física ou psicológica, sem motivação, intencionais e repetidas praticados por uma pessoa ou grupo de pessoas, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa. Apelidos maldosos, piadas humilhantes e até agressões físicas tidas muitas vezes como “brincadeira”, pode causar graves danos ao aprendizado e à formação psicológica; gerando desde queda na auto-estima até, em casos mais extremos, o suicídio e outras tragédias. 


Bullying é uma palavra de origem inglesa, que não tem tradução em português. Se pudesse ser traduzido, seria algo como intimidação, desejo consciente e deliberado de maltratar uma pessoa e colocá-la sob tensão. É uma prática de exclusão, usada preferencialmente com pessoas de baixa auto-estima, tímidas, inseguras, indefesas, insatisfeitas, indecisas, passivas, tornando-se presas fáceis para um Bully.


Bullying não é brincadeira, uma vez que enquanto uns se divertem, outros sofrem. É uma verdadeira violência, humilhação, exclusão, maus tratos, falta de respeito.



Daí a importância da escola está sensibilizada e consciente a respeito deste fenômeno. Vários são os sinais e sintomas que ocorrem por quem é atingido por esse  tipo de exclusão: queda do rendimento escolar, evasão escolar, retraimento, isolamento, queda da auto-estima, da resistência imunológica: angústia, depressão. E em conseqüência de tudo isso, surge o sentimento de vingança, como forma de compensação a tantos sofrimentos enfrentados, durante várias fases da vida.



Daí a importância do trabalho preventivo da escola, da família e da sociedade. É importante que os pais dialoguem, orientem, participem da vida escolar dos filhos estabeleçam limites, regras, estejam atentos à mudanças de comportamento, de atitudes. È preciso ainda saber ouvir, olhar no olho, abraçar, beijar, elogiar, reforçar os sentimentos de segurança e confiança no ambiente familiar. Não ignorar a timidez do filho, nem valorizar o jeito gozador, pois ambos precisam de ajuda.


A escola exerce um papel fundamental na prevenção do bullying. Trabalhando permanentemente com toda comunidade escolar no sentido de incluir práticas educacionais e atividades que fortaleçam a relação pais/alunos/escola. Implantar um projeto que discuta ações minimizadoras que estimulem a discussão sobre essa temática, propondo atividades que trabalhem a afetividade, a emoção, o respeito, a tolerância às diferenças.



O objetivo maior é a construção de uma sociedade mais justa, humana e igualitária, numa busca incessante pela justiça e pelo respeito à dignidade humana.


Não podemos nos calar diante do preconceito e da discriminação. Nossas crianças estão adoecendo. Temos o dever de tornar nossos educandos, pessoas brilhantes, livres e independentes.


Devemos garantir um futuro melhor a estes cidadãos que procuram a escola como um ambiente seguro,  tranqüilo, lúdico, enriquecedor de conhecimento, sendo capaz de integrá-los à sociedade. Esta é nossa meta. Este é o nosso dever. 

Denuncie. Disque100
Um abraço: Graça SoaresPsicóloga mg.soares@hotmail.com


terça-feira, 19 de julho de 2011

FÓRUM UNIÃO PELA VIDA ENCERRA ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS PARA O PLANO DE ENFRENTAMENTO AO CRACK NA PARAÍBA



Crisvalter Medeiros

Uma comissão do Fórum União pela Vida, coordenada pela professora Aparecida Ramos, titular da Secretária de Estado do Desenvolvimento Humano da Paraíba (SEDH), e pelo pastor João Filho, coordenador do Programa Estadual de Políticas sobre Drogas (PEPD/PB), encerrou ontem, às 16 horas, em reunião no Hotel Hardman, na Praia de Manaíra, em João Pessoa, os trabalhos de elaboração das propostas que vão compor o Plano de Enfrentamento ao Crack e Outas Drogas do Estado da Paraíba.

A secretária Aparecida Ramos destacou, na ocasião, o desafio de produzir um trabalho que integra ações que envolvem posições de status social e práticas profissionais setorializadas. Segundo ela, o plano inova em termos de políticas públicas quando integra ações de assistência social, educação, saúde e segurança pública.

O plano de enfrentamento ao crack contempla sete eixos temáticos: Estrutura organizativa; Repressão qualificada; Rede sócio assistencial; Prevenção; Formação permanente; Mídia, cultura e sociedade, e o eixo Fontes de financiamento.

O pastor João Filho informou, ao final dos trabalhos, que o documento será formatado e apresentado em uma reunião ampla do fórum e que, posteriormente, será encaminhado ao Governador do Estado para ser transformado em Projeto de Lei.  João Filho avaliou que o documento foi construído de forma coletiva com a participação de todas as Secretarias de Estado, Instituições Públicas de Ensino Superior (UFPB/IFPB), entidades não governamentais e outras instituições. “O plano foi elaborado de forma bastante democrática e isso vai garantir a sua execução”, enfatizou o pastor.

O documento traz propostas bastante inovadoras no enfrentamento aos problemas relacionados às drogas no Estado da Paraíba, a exemplo da criação de taxas sobre serviços para compor um fundo estadual para dar sustentação financeira aos projetos que serão desenvolvidos; um amplo trabalho com a mídia envolvendo diversos setores da sociedade, campanhas educativas, formação de agentes públicos e profissionais, além de ações na área da saúde.

A professora Vania Medeiros do Centro Regional de Referência (CRR) enfatizou a oportunidade que teve de integrar o fórum União pela Vida em várias oportunidades, contribuindo para a construção das propostas que vão integrar o plano de enfrentamento ao crack e outras drogas no Estado da Paraíba.

Segundo a professora, as inovações do plano além das ações convencionais na área de enfrentamento às drogas, criou um eixo de mídia, sociedade e cultura. “O plano também garante ações para formar categorias profissionais que atuam na área da distribuição de bebidas alcoólicas e dará sustentabilidade a essas iniciativas através de um fundo financeiro”, assinalou.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

REITOR JOÃO BATISTA PARTICIPA DAS COMEMORAÇÕES ALUSIVAS AO ANIVERSÁRIO DE 21 ANOS DA IMPLANTAÇÃO DO ECA

Reitor do IFPB participou dos 21 anos do ECA


Centenas de estudantes das escolas públicas do município de João Pessoa lotaram o Ponto de Cem Réis, na tarde de ontem (13.07), para comemorar os 21 anos da implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) apoiou e participou do evento, sendo representado pelo Reitor João Batista de Oliveira, pela Pró-Reitora de Extensão, Edelcides Gondim, e a diretora do CRR-Centro Regional de Referência, professora Vania Medeiros.

O Reitor João Batista, que foi convidado pela Secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, professora Aparecida Ramos, teve a oportunidade de conhecer vários programas sociais governamentais e não-governamentais que funcionam na Região Metropolitana de João Pessoa, na área da atenção às crianças e adolescentes, a exemplo da Apôitchá, que atua no município de Lucena; o Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil – Capsi Cirandar, da Prefeitura de João Pessoa; Rede CRER SER, Aldeias Infantis – SOS, Casa Pequeno Davi, Grupo PETI, de Esperança; e o Proerd – Programa de Prevenção ao Uso de Drogas da Polícia Militar da Paraíba.

O dirigente do IFPB interagiu com professores da Secretaria de Educação do Estado da Paraíba, com profissionais do Ministério Público, e conheceu diversas ações na área de inclusão social. João Batista se solidarizou com todas as iniciativas na área dos direitos humanos das crianças e adolescentes e enfatizou o momento afirmando que “o ECA é um documento muito importante, mas é preciso ter um olhar voltado para as famílias desses jovens, para que os pais possam cuidar melhor dos seus filhos”.

A Secretária Aparecida Ramos recebeu a carta proposta, simbolicamente pelas demais autoridades convidadas ao evento, das mãos de uma criança e de um adolescente, alunos da rede pública de ensino. Na ocasião, ela afirmou que as tarefas apresentadas na carta deverão ser cumpridas pelas autoridades. “A partir de agora teremos que transformar esses atos em políticas públicas, disse a secretária, enfatizando a necessidade de se combater de forma mais eficaz a exploração sexual, o trabalho infantil, e o problema da violência”.

Cerca de nove grupos culturais ligados aos movimentos sociais e instituições públicas fizeram apresentações no palco armado no Ponto de Cem Réis.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Ainda há vagas para curso de prevenção ao uso de drogas



Ainda existem vagas disponíveis para a 4ª edição do Curso de Prevenção ao Uso indevido de Drogas – Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias, que tem inscrições abertas até a próxima sexta-feira (15.07). Promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça, as aulas são gratuitas e têm objetivo de fortalecer a atuação em rede para a prevenção do álcool, crack e outras drogas.

O curso, que já capacitou 45 mil pessoas em todo o Brasil, é destinado a conselheiros municipais de educação, saúde, assistência social, segurança pública, drogas, entre outros, que atuam na prevenção ao uso de álcool e outras drogas. Um dos diferenciais da 4ª edição é a inclusão de um capítulo específico sobre a temática do crack.

O conteúdo elaborado por especialistas reúne informações atualizadas sobre classificação das drogas e seus efeitos, padrões de consumo de drogas, tratamento, redução de danos, prevenção, legislações, políticas públicas sobre drogas e outros assuntos correlatos. A duração é de três meses com carga horária de 120 horas, na modalidade educação a distância (EAD). Os participantes receberão certificados de extensão universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Durante o curso serão compartilhadas ações bem sucedidas que integrarão um banco de boas práticas. Haverá também canais de comunicação – TV e internet – para teleconferências interativas com especialistas e a divulgação de reportagens sobre trabalhos bem sucedidos realizados por conselhos municipais.
Após a seleção dos inscritos, os aprovados receberão uma mensagem eletrônica, solicitando que efetivem a matrícula e comunicando outras orientações sobre o curso.

As inscrições podem ser feitas pela página http://conselheiros.senad.gov.br. Para mais informações, ligue para (48) 3952-1900 ou entre em contato pelo e-mail conselheiros4@sead.ufsc.br.
Cursos a distância

A Senad está programando mais quatro cursos sobre o tema das drogas da modalidade EAD ainda para 2011. Serão contemplados os seguintes grupos: operadores do Direito, instituições religiosas e movimentos afins, profissionais de saúde e segurança do trabalho e profissionais das redes de Saúde e Assistência Social.

Fonte: Obid-Senad

domingo, 10 de julho de 2011

CRR-IFPB PROMOVE EVENTO COM APOIO DA PASTORAL DA SOBRIEDADE DA ARQUIDIOCESE DA PARAÍBA



Pastoral da Sobriedade

Crisvalter Medeiros


Os coordenadores do CRR-IFPB – Centro Regional de Referência, órgão da Secretária Nacional de Políticas Sobre Drogas, Vania Medeiros (coordenadora executiva) e Crisvalter Medeiros (coordenador pedagógico) realizaram, na última sexta-feira (09.07), no período da noite, uma ação de extensão junto aos casais do ECC da Paróquia de Sant’Ana, da Arquidiocese da Paraíba, na Comunidade Funcionários II, em João Pessoa. O evento foi organizado pela Pastoral da Sobriedade da Igreja Católica.


Segundo os coordenadores da Pastoral da Sobriedade, Cícero e Maria da Guia, as comunidades estão cada vez mais preocupadas com o crescimento dos problemas relacionados ao uso de álcool e drogas ilícitas, principalmente com o aumento dos índices de violência. A Paróquia de Sant’Ana tem um dos grupos mais consolidados da Pastoral da Sobriedade da Arquidiocese da Paraíba.
Entendendo que a Pastoral da Sobriedade, além de um excelente recurso comunitário para promover a recuperação de usuários de drogas, através da evangelização, também pode desenvolver ações de articulação social junto à comunidade em geral, os coordenadores do CRR-IFPB promoveram uma sensibilização para a necessidade de se deflagrar ações comunitárias visando construir um ambiente preventivo e de recuperação de usuários de drogas, a partir da mobilização comunitária.


A professora Vania Medeiros fez uma explanação sobre o papel da família na intervenção para resolver o problema das drogas na comunidade, apresentando uma metodologia de como atuar na rede social do usuário que envolve, não só a família, mas o grupo de sociabilidade, a escola, a Igreja e todo o âmbito relacional do usuário.

A comunidade entendeu a necessidade da mobilização social como método de intervenção comunitária para enfrentar o problema do uso de drogas, além de reconhecer que o grupo do ECC pode desenvolver algumas ações com esse objetivo na comunidade, contribuindo para promover uma melhor qualidade de vida.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

PARAÍBA SEDIA REUNIÃO DA COMISSÃO ESPECIAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE COMBATE ÀS DROGAS

Pator João Filho presidiu a mesa

Crisvalter Medeiros

A Comissão Especial de Políticas Públicas de Combate às Drogas (Cedroga), da Câmara dos Deputados, fez reunião em João Pessoa para debater os problemas relacionados à prevenção, tratamento e reinserção de usuários de crack e outras drogas com representantes das entidades sociais e instituições públicas paraibanas.

A reunião que aconteceu ontem (08.07), no auditório da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), contou com a participação dos Deputados Federais Wilson Filho (vice presidente da comissão) e Hugo Motta (PMDB). O evento foi coordenador pelo Pastor João Filho, responsável pelo programa de políticas públicas sobre drogas do Governo do Estado, e pela secretária Aparecida Ramos.

 Deputado Wilson Filho alertou sobre os problemas das drogas

O objetivo da reunião foi analisar os problemas relacionados às políticas públicas de prevenção, tratamento e reinserção de usuários de drogas, procedimento que vem sendo realizado pela Comissão Especial em todos os Estados da Federação. As cartas programas geradas nos Estados, a partir desses debates, vão compor um documento que poderá atualizar alguns aspectos a Lei 11.343, de políticas públicas sobre drogas.

Os problemas debatidos no evento serão aprofundados em uma audiência pública na Assembleia Legislativa da Paraíba, no dia 08 de agosto, visando compor a carta proposta da Paraíba à Cedroga. O deputado Wilson Filho sintetizou a iniciativa reconhecendo a “necessidade de se atualizar a Lei 11.343, que na sua versão atual é impraticável”.

DEBATE


 O público debateu os problemas

No evento, foram elencados os problemas mais polêmicos relacionados ao uso, abuso e dependência de drogas, a exemplo da internação compulsória de usuários. Sobre essa questão, o assessor para assuntos sobre drogas da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil - Secional-PB, psicólogo Deusimar Wanderley, assumiu que esse procedimento deve ser adotado quando o usuário perde o controle sobre sua vida, passando a representar um perigo para a sociedade, com o objetivo de recuperá-lo para a convivência social.

Outro aspecto polêmico debatido na reunião foi a eficácia dos métodos de prevenção. Neste caso, sugeriu-se a inserção do tema droga nos currículos das escolas através dos temas transversais à educação, a adoção de medidas preventivas no ensino fundamental, e o trabalho de orientação disciplinar à cidadania desenvolvido pelo Proerd, da Polícia Militar, etc.

Com relação ao tratamento, foi lembrado que o crack está presente em cerca de 98% das cidades brasileiras, conforme pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Municípios, em 2010, e que a infraestrutura de tratamento para atender aos usuários e dependentes ainda é insuficiente. Com relação a essa questão, a coordenadora de saúde mental da Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba, psicóloga Shirlene Queiroz, enfatizou de forma pertinente a necessidade de se evitar métodos de tratamento que resultem na segregação dos usuários de drogas. “Não queremos impor aos usuários de drogas, o mesmo sofrimento dos leprosos em anos recentes da nossa história”, alertou.

A relação entre uso de drogas e medidas socioeducativas imputadas aos jovens aflorou no debate. Os técnicos da área alegaram que a maioria dos jovens que cumprem medidas socioeducativas, atualmente, tem algum histórico de uso de drogas. Para esse segmento, o Estatuto da Criança e do Adolescente, que está completando 21 anos de sua implantação, seria um excelente método de prevenção, se fosse adotado como política pública em sua plenitude.

A relação entre o problema das drogas e a educação profissional foi enfatizada pela professora Vania Medeiros, coordenadora do CRR-IFPB. Segundo ela, há muitos programas de prevenção direcionados à escola que ainda não foram implantados em todos os municípios. A professora sugeriu a educação profissional como uma forma de promover a reinserção social de dependentes em recuperação.

 

O assessor da secretaria de Segurança e da Defesa Social, delegado Isaías Gualberto, citou o problema de uma das comunidades mais violentos da Capital, o Bairro São José. Segundo ele, de 24 homicídios ocorridos ano passado naquela localidade, 22 estavam relacionados com o tráfico de drogas. O delegado informou, ainda, que a Polícia Militar da Paraíba já apreendeu, este ano, 64,4% Kg. de crack; superando em 300% a captura de drogas nesse mesmo período em 2010.


A professora do Mestrado em Serviços Social da UFPB, Socorro Vieira, disse que a reunião promoveu um debate de alto nível na área da drogadição. “As questões abordadas e qualidade das discussões demonstraram que os profissionais que atuam nessa área na Paraíba amadureceram bastante nos últimos anos”.

A secretária Aparecida Ramos garantiu enviar o documento final contendo as propostas do plano de enfrentamentos ao crack, que está sendo elaborado por uma equipe multiprofissional na Paraíba, como uma contribuição estadual ao trabalho da comissão especial.

sábado, 2 de julho de 2011

O XXI CONGRESSO BRASILEIRO DA ABEAD SERÁ NO NORDESTE


A Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (Abead) realiza o seu  XXI Congresso de 08 a 11 de setembro, de 2011, no Mar Hotel, em Recife-PE. A entidade, fundada em 1978, congrega profissionais que trabalham no campo da dependência química no Brasil, com afiliados e representações no país e no exterior. A comissão organizadora estará recebendo trabalhos científicos até a próxima terça-feira (5).


Segundo a comissão organizadora do evento, o tema central do XXI Congresso Brasileiro da ABEAD - “Do uso à dependência: a integração das políticas públicas com a clínica" resume com presteza o objetivo do congresso, que busca retomar um trabalho que nos últimos anos foi sendo paulatinamente deslocado por abordagens nem sempre condizentes com as "boas práticas", ou seja, intervenções ancoradas em evidências científicas.


O evento científico, que reunirá alguns dos maiores especialistas nacionais e internacionais sobre a temática, quer ampliar o leque de opções para os profissionais que lidam com a questão da prevenção e do tratamento da dependência química, praticamente reapresentando a ABEAD ao público regional, com tudo que a entidade passou a ser depositária ao longo das três últimas décadas, em termos de postura ética, coerência e divulgação de conhecimentos científicos. As inscrições para participar do evento podem ser realizadas pelo endereço eletrônico http://www.metodorio.com.br/abead2011/

VEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA: