quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

CARNAVAL MULTICULTURAL DE RECIFE

                             Pólo Fantasia:  Redutores de Danos

A cantora paraibana Elba Ramalho, Alceu Valença e a Grande Orquestra Multicultural de Recife, regida pelo Maestro Spock, promoveram uma verdadeira apoteose do frevo na madrugada da terça-feira gorda, no Marco Zero, durante o encerramento do Carnaval Multicultural de Recife antigo.

A prefeitura municipal de Recife realizou, este ano, o mais belo carnaval do Nordeste. Foram diversos pólos multiculturais espalhados por toda a cidade, para todos os tipos de foliões que preferiram o carnaval pernambucano, em 2010. Foram criados o Pólo das agremiações, o corredor do frevo, pólo afro, pólo das fantasias e carnaval infantil; pólo das tradições, pólo de todos os frevos, pólo de todos os ritmos, pólo mangue, festival rec beat, pólo do recife multicultural, pólos descentralizados e os polinhos.

Estivemos participando, durante os três dias do reinado de momo, dos festejos carnavalescos do pólo multicultural de Recife antigo. Podemos afirmar que este foi, realmente, o mais belo carnaval da região. Olinda com suas ladeiras congestionadas de foliões movidos pelas orquestras de frevo, ainda consegue arregimentar multidões; mas é um carnaval sem muitas novidades. Eu diria que é mais uma opção para o encontro da juventude durante o carnaval.

Foi no Recife antigo onde, realmente, aconteceu uma festa de encher os olhos. Durante os três dias de carnaval, dezenas de agremiações se apresentaram no palco do pólo do marco zero e, em seguida, desfilaram pelas ruas do Centro Histórico de Recife antigo, num espetáculo de fantasias coloridas inesquecível. Os blocos líricos, agremiações antigas do carnaval pernambucano, despertaram aquela alegria nostálgica e encantadora que valoriza ainda mais o carnaval, resgatando o seu verdadeiro valor cultural. O mais é a diversidade de ritmos, a irreverência artístico-cultural, a criatividade dos foliões e o glamour das agremiações.

Outro aspecto que eu gostaria de destacar com ênfase diz respeito à capacidade da convivência pacífica do folião pernambucano. Durante os três dias de momo, pelo menos no marco zero, só foi registrado um episódio de violência. Foi um carnaval civilizado, se alguém lhe empurra sem querer, logo pede desculpas e segue em frente com animação, uma verdadeira maravilha. Eu recomendo essa festa carnavalesca para toda a família, sem vacilar.

Além da alegria própria, o carnaval de Recife é extremamente democrático, todos podem participar, sem restrição de espaços. Não existem cordas nem pagamento de taxas; tudo o que o folião tem que fazer é cair no frevo e acertar o passo.

Só falta falar das crianças. Pois elas também participam da festa. No período da tarde e início da noite, há desfile de blocos infantis organizados pelas escolas, evidentemente. É de embevecer ver as crianças marcando o passo do frevo pernambucano.

PREVENÇÃO

Um ponto bastante positivo para o carnaval multicultural foi a participação dos redutores de danos da Secretaria Municipal de Saúde: Mais Vida na Folia, que é uma estratégia de prevenção utilizada durante o Carnaval Multicultural. Em sua sexta edição, ela integra a Política de Redução de Danos no Consumo de Álcool, Fumo e Outras Drogas da Prefeitura do Recife, tendo como foco o estímulo à adoção de medidas preventivas em relação a comportamentos de risco, garantindo o bem-estar de todos e uma festa mais segura. Entre a apresentação de um artista e outro, o grupo Mais Vida na Folia fazia suas intervenções, alertando os foliões, principalmente os mais jovens.

Resta dizer que foi mais um carnaval sem álcool e com muita alegria para mim. Para quem acha que não é possível brincar o carnaval sem ingerir bebida alcoólica, eu dou o testemunho que é possível sim, só é preciso aprender. Mas, para quem não consegue de jeito nenhum ficar sem beber, pelo menos procure beber menos, pois sua alegria será maior. O mais é esperar que Deus me dê a oportunidade de no próximo ano poder dizer: Voltei Recife, foi a saudade que me trouxe pelo braço...

VEJA MAIS FOTOS


 

Carnal sem álcool

  
caindo na folia


 
 

Bloco das flores, desde 1920

Enquato isso, em Olinda, o clima estava mais para chiquititas


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário