sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

OS INALANTES E SEUS EFEITOS



Por Deusimar Wanderley
         
Os inalantes ou solventes são substâncias voláteis vendidas legalmente para utilização na indústria ou serviços domésticos. Contudo, muitas destas têm sido utilizadas indevidamente como drogas com fins recreativos. 

Como exemplo de alguns destes compostos podemos citar: gasolina, cola de sapateiro, solventes de pintura, éter, tintas, clorofórmio, thinner, esmaltes, removedores, vernizes, acetona, cloretila (lança-perfume), “loló” etc. 

O abuso de certos inalantes, como cola de sapateiro e thinner, são mais frequentes entre crianças e adolescentes, constituindo-se estes, na terceira droga mais abusada depois do álcool e do tabaco, e na primeira entre crianças e adolescentes que vivem nas ruas de cidades brasileiras. 

Uma outra substância inalante bastante conhecida e frequentemente utilizada indevidamente e abusivamente no Brasil, especialmente por frequentadores de bailes carnavalescos é a “lança-perfume”

            No nosso país, há décadas passadas, era permitido o uso de um lança-perfume fabricado pelo laboratório Rhodia, conhecido comercialmente por “Rhodoro”, mas, sua fabricação foi proibida por conta dos inúmeros problemas e danos que tal substância provocou em seus usuários. Apesar desta proibição, tem sido muito comum a presença do aromatizador de ambientes em aerossol, de fabricação argentina, marca “Universitária”, em bailes carnavalescos no Brasil. Este lança-perfume possui na sua composição uma substância entorpecente chamada “cloreto de etila” ou “cloretila”, cujo consumo com fins recreativos está proscrito pela legislação brasileira (Portaria 344/98 – ANVISA / Ministério da Saúde).

Embora o efeito inicial da inalação da lança-perfume seja um sentimento de euforia caracterizada por leveza, animação, fantasias  e excitação, outros efeitos desagradáveis e danos são também muito comuns. Dentre estes podemos citar: tonturas, falta de coordenação motora, taquicardia, desmaios etc.
Uma pessoa cardíaca poderá não resistir à taquicardia provocada por essa droga pois o coração humano fica bastante sensível à adrenalina (substância que é liberada por nosso cérebro quando fazemos um esforço físico qualquer), como correr e saltar, por exemplo, algo comum a quem está em um baile carnavalesco.
   A literatura médica tem registrado vários casos de morte por “síncope cardíaca”, em usuários de lança-perfume, loló e outros inalantes, inclusive de adolescentes. 

            Devemos lembrar ainda que os solventes, quando inalados cronicamente, podem levar a lesões da medula óssea, dos rins, do fígado e dos nervos periféricos que controlam os nossos músculos. Em alguns casos, principalmente quando existe no solvente uma impureza como o benzeno, mesmo em pequenas quantidades, pode haver diminuição dos glóbulos brancos e vermelhos pelo organismo. Portanto, o uso destas substâncias, além de ilegal, na maioria dos casos, poderá acarretar também um irremediável dano ao organismo do usuário, inclusive a morte.
          

Deusimar W Guedes
Psicólogo e advogado
deusimar.dwg@dpf.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário