segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Adolescentes em situação de privação de liberdade revelam vocação artística

Tela produzida pelas adolescentes da Casa Educativa



Arte na Medida. Este é o título da exposição que a Unidade de Internação Feminina Casa Educativa, ligada à Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, da Paraíba, estará promovendo nas próximas quinta (25) e sexta-feira (26), no hall do Hotel Netuanah, na Praia do Cabo Branco, em João Pessoa.

Os trabalhos em pintura sobre tela foram produzidos na Oficina de Artes Visuais da Casa Educativa da FUNDAC, sob a orientação da instrutora Lenina C. Lucena. As artistas são as adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em sistema de internação com privação de liberdade.


Segundo Lenina Lucena, o evento tem o objetivo de sensibilizar a sociedade para a possibilidade da recuperação, reinserção e construção da cidadania dos adolescentes em conflito com a lei.
 

“Esse contato com a sociedade, através do seu trabalho artístico, é duplamente positivo, pois além de melhorar a autoestima, dá visibilidade a essas jovens que sempre quiseram ser vistas e respeitadas; mas no contexto em que viviam respeito era sinônimo de força física. Com este evento queremos tornar possível uma ressignificação da vida de cada adolescente que participa desta exposição”, comentou Lenina.




Lenina explicou, ainda que a Casa Educativa é a única unidade de internação para adolescentes do sexo feminino da Paraíba. A unidade oferece assessoria jurídica, atendimento psicossocial, atendimento de saúde, serviços de agentes protetivos, além de toda a assistência que a lei garante.


O evento conta com o apoio da secretária do desenvolvimento humano da Paraíba, professora  Aparecida Ramos; da presidenta da FUNDAC, Cassandra Figueiredo; da diretora da Casa Educativa, Carmita Canuto, da TV Cidade, da Prefeitura Municipal de João Pessoa, e da Coordenadora do CRR-IFPB, professora Vania Medeiros.


Crisvalter Medeiros

Um comentário:

  1. Foram 213 visitantes entre Artistas, Médicos, Psicólogos, Assistentes sociais, Professores, Políticos enfim foi um sucesso graças a Deus. Houve um feedback positivo e isso só contribui na ressocialização de qualquer pessoa; sejam adolescentes ou adultos. Lenina

    ResponderExcluir