quinta-feira, 18 de agosto de 2011

SENAD ANUNCIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DROGAS PARA O CRR-IFPB EM JOÃO PESSOA-PB

Reunião na SENAD:
Carla Dalbosco - Diretoria de Articulação e Coordenação de Políticas Sobre Drogas, Andréa Donatti Gallassi - Coordenação Geral de Capacitação, e a Coordenadora do CRR-IFPB, professora Vania Medeiros


O Centro Regional de Referência na Formação de Profissionais na área de Drogas (CRR), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), foi contemplado pela Secretaria Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (SENAD), com um Curso de Especialização em Políticas sobre Drogas, a ser oferecido em João Pessoa, no próximo ano (2012).

O anúncio do curso foi feito ontem (17), em Brasília, pela Secretária Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, Paulina Vieira Duarte, em reunião no Ministério da Justiça, com a participação da professora Vania Medeiros, coordenadora do CRR-IFPB, e dirigentes do Instituto Federal de Brasília (IFB), entre eles, o Reitor professor Wilson Conciani.

Na ocasião, já foi constituída uma equipe técnica para elaboração do curso de especialização do CRR-IFPB, em João Pessoa-PB. A equipe será composta pela diretora de articulação e coordenação de políticas sobre drogas da SENAD, Doutora Carla Dalbosco, e a coordenadora geral de capacitação, doutora Andréa Donatti Gallassi.

A professora Vania Medeiros, informou, que na mesma reunião foi discutido o plano de implantação da área de saúde do IFB, especificamente em cursos de formação em drogas. O plano contempla, já para este semestre, dois Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), na modalidade presencial, sendo um para lideranças comunitárias e outro para educadores.

Para 2012, o IFB vai oferecer um Curso Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos e uma Especialização para a Polícia Federal. A perspectiva, conforme foi discutido na reunião, é que se implante um programa de pós-graduação em nível de mestrado, na modalidade profissional, para policiais no IFB.


O IFB é o primeiro Instituto da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica a assumir efetivamente a formação profissional na área de drogas, que será iniciada com um projeto piloto no Campus de São Sebastião. “Está sendo realizado, atualmente, o planejamento integrado entre SENAD e IFB, com reuniões para elaboração dos cursos FIC, além de oficinas pedagógicas”, disse.

 - Estou realizada, profissionalmente, porque a inserção da formação em saúde, na área de drogas, na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, que está começando por Brasília, foi mediada pela Coordenação do CRR-IFPB, o que é uma grande conquista para a sociedade como um todo, enfatizou a professora Vania Medeiros.

A perspectiva, continuou ela, é que se implante uma subrede de educação profissional e tecnológica contemplando a área de saúde, com a inserção da temática das drogas; tudo vai depender do sucesso do projeto do Campus de São Sebastião, em Brasília, esclareceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário