Sibele Faller (CPAD-RS) e Raquel Barros (Lua Nova)
O Centro de Referência Regional para a Formação de Profissionais na área de Drogas (CRR-IFPB) incorpora, a partir deste mês às suas atividades formativas, duas profissionais de destaque nacional. A psicóloga Raquel Barros, fundadora da Ong Lua Nova (www.luanova.org.br), em Sorocaba, no interior de São Paulo; e a pesquisadora da área de álcool e outras drogas Sibele Faller. Ela integra a equipe do Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas (CPAD) que funciona no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e é vinculado ao departamento de psiquiatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS.
As aulas do CRR-IFPB acontecerão nesta quinta (25) e sexta-feira (26), no espaço educacional do Hotel Netuanah, na Praia do Cabo Branco, em João Pessoa. Os cursos ministrados são os seguintes: Curso de Aperfeiçoamento em Crack e outras Drogas para Médicos atuantes no Programa de Saúde da Família (PSF) e no Núcleo de Apoio à Saúde da família (NASF); Curso de Atualização em Atenção Integral para Usuários de Crack e outras Drogas para Profissionais atuantes em Hospitais Gerais (HG); Curso de Atualização sobre Intervenção Breve (IB) e Aconselhamento Motivacional em Crack e outras Drogas para Agentes Comunitários de Saúde e Redutores de Danos e outros Agentes Sociais; Curso de Atualização em Gerenciamento de Casos e Reinserção Social de Usuários de Crack e outras Drogas para Profissionais das Redes SUS e SUAS
Raquel Barros
Após a formação em psicologia no Brasil, Raquel Barros viveu 10 anos na Europa, onde trabalhou em entidades de tratamento de dependentes químicos. Inconformada com o insucesso dessa área, ela retornou ao Brasil para trabalhar ao lado de jovens mães em situação de risco social.
Em Sorocaba, sua cidade natal, Raquel Barros fundou a Associação Lua Nova que é uma organização não-governamental sem fins lucrativos que nasceu com a missão de fortalecer a auto-estima, o espaço social, a cidadania e o direito à maternidade com responsabilidade de jovens mães em situação de risco social. A Lua Nova possibilita a vivência prazerosa do papel materno e a formação de crianças psiquicamente saudáveis.
A Lua Nova já beneficiou 3.500 pessoas desde a sua fundação no ano 2000. O público atendido pela entidade é composto por jovens mulheres de 16 a 25 anos de idade, gestantes ou mães em situação de risco social. São consideradas situações de risco: o uso de drogas, a prostituição, a falta de moradia e a mendicância.
Sibele Faller
Psicóloga, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005), é especialista em psicoterapia cognitivo-comportamental pela WP (2007) e mestre em Ciências Médicas e Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2010).
Faller adquiriu uma grande experiência profissional na área de álcool e drogas integrando a equipe do Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas (CPAD) que está localizado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, vinculado ao departamento de psiquiatria da UFRGS.
Ela já desenvolveu projetos na área de dependência química, HIV/AIDS, TEPT, álcool e trânsito e crack, além de participar de vários projetos de pesquisa na UFRGS. Faller coordenou um estudo telefônico de âmbito nacional intitulado: O impacto do uso de álcool e outras drogas no trânsito brasileiro, realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trânsito e Álcool (NEPTA), em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD). Foi, também, treinada como supervisora do Serviço Nacional de Orientações e Informações sobre a Prevenção do Uso Indevido de Drogas (VIVAVOZ).
Crisvalter Medeiros
Tem esta ong em porto Alegre?procuro para minha filha whats 51986012276
ResponderExcluirTem esta ong em porto Alegre?procuro para minha filha whats 51986012276 minha filha ganho nene dia 18, e preciso muito,obrigada.
ResponderExcluir