quarta-feira, 22 de setembro de 2010

EQUIPE DO NETDEQ DO IFPB SENSIBILIZA EDUCADORES DE CONDE PARA A PREVENÇÃO NA ESCOLA


Sensibilização dos educadores e gestores

A equipe do NETDEQ - Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Dependência Química, da Pró-Reitoria do IFPB realizou, ontem (22), a primeira reunião de trabalho com educadores e gestores do município de Conde, no litoral Sul da Paraíba. A reunião teve o objetivo de sensibilizar gestores, técnicos e coordenadores pedagógicos das 22 escolas do município para a importância das ações preventivas que serão deflagradas na comunidade.

A Secretária de Educação do município, professora Maria Elizete de Melo, enalteceu a parceria realizada com o IFPB, lembrando que já existem outras iniciativas na área educacional com o instituto. "Com essa continuidade esperamos melhorar ainda mais os nossos processos educacionais na comunidade, contribuindo para ascender ainda mais aos índices qualitativos de desenvolvimento humana na região', enfatizou.

Participaram da reunião os técnicos da Secretaria de Educação do Município, a coordenadora pedagógica Cleide Soares; a diretora da Escola Dep. José Mariz, Ana Amélia; as pedagogas Maria de Fátima Barbosa e Betânia Vieira Franco; a coordenadora do CREAS-Centro de Referência Especializado em Assistência Social, psicóloga Alexsandra Ribeiro Monteiro,  além dos gestores e coordenadores pedagógicas das 22 escola do município.

A professora Vânia Medeiros, coordenadora do NETDEQ, disse aos educadores que o projeto que será desenvolvido na área da extensão também repercutirá positivamente na melhoria da formação dos alunos do IFPB através da extensão acadêmica. “Vamos discutir com as escolas o melhor caminho para melhorar a educação dos jovens da comunidade através da prevenção ao uso de drogas”.


A coordenadora pedagógica do CEPES-JP-4 - Centro Paraibano de Educação Solidária, no Valentina de Figueiredo, Maria Betânia Soares Vieira Franco, colaboradora do NETDEQ, apresentou uma experiência preventiva que vem sendo realizada em parceria com o NETDEQ no Centro Profissionalizante Dep. Antônio Cabral. A pedagoga sorteou vários exemplares do livro “Vivendo e Aprendendo – a história de uma adolescente e seus namorados usuários de drogas, escrito pela aluna do ensino médio, com 15 anos, à época (2007), e a Cartilha Rede Viva; os dois editados pelo jornalista Crisvalter Medeiros.

A equipe do NETEQ vai desenvolver dois projetos nas escolas municipais de Conde: um na área de iniciação cientifica visando realizar o levantamento georeferenciado dos pontos de venda de bebidas alcoólicas próximos à Escola Muncipais de Ensino Fundamental e Eja - Dep. José Mariz; o outro projeto utiliza as novas tecnologia da informação na comunicação com objetivos preventivos.

A equipe do NETDEQ conheceu as instalações do Creas do município de Conde. Na oportunidade, a psicóloga Alexsandra Ribeiro, coordenadora do órgão, revelou que o problema do uso de drogas entre crianças e adolescentes na comunidade é angustiante. “Esperamos com essa parceria sensibilizar  as pessoas para juntos buscarmos encaminhamentos adequados para o problema”, assinalou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário