sábado, 4 de setembro de 2010

NETDEQ DO IFPB FAZ PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS EM ESCOLA DO MUNICÍPIO DE CONDE

 Equipe no NETDEQ planeja ações


O NETDEQ-Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Dependência Química, da Pró-Reitoria de Extensão do IFPB, vai realizar uma ampla ação de cidadania no Município de Conde, localizado no litoral paraibano a 19 Km de João Pessoa. A coordenadora do NETDEQ, professora Vânia Medeiros, fez a primeira reunião de trabalho com a equipe do núcleo, na última sexta-feira, para definir o cronograma de atividades.

O NETDEQ está recebendo novos alunos que vão se juntar aos veteranos para desenvolver os projetos programados para o semestre. Passaram a integrar o Núcleo os alunos do Curso Técnico Integrado em Controle Ambiental: Jaqueline Raquel Vicente, Samara Amorim de Araújo e Dário Macedo Lima.

Através de um projeto PIBIC, os alunos do Curso de Controle Ambiental do IFPB vão realizar o Georeferenciamento dos pontos de vendas de bebidas alcoólicas localizados nas imediações da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Eja, Deputado José Mariz, na cidade de Conde. Vale salientar que esse projeto atendeu a uma demanda sugerida pela pedagoga Fátima Barbosa, que está preocupada com o aumento do uso de drogas entre os estudantes do município.

Conforme o último inquérito do CEBRID, 41,2% dos estudantes das escolas públicas na faixa etária dos 10 aos 12 anos já fizeram uso de álcool; o uso freqüente (6 vezes ou mais no mês) é de 11,7%; já o uso pesado (20 vezes ou mais) é de 6,7%. Os danos despertam preocupação, pois o uso de substâncias psicoativas na adolescência prejudica todo o desenvolvimento psicossomático da pessoa.

A equipe do NETDEQ, que integra profissionais e estudantes do IFPB e da UFPB, vai realizar uma triagem para identificação do nível de envolvimento dos estudantes com o uso de substâncias e os problemas correlatos, com o objetivo de planejar uma estratégia de ação preventiva.

No âmbito da cidadania, a equipe do NETDEQ vai integrar uma ação, que será deflagrada em rede no município de Conde, com o objetivo de sensibilizar as autoridades constituídas para implementação de uma política sobre drogas, a partir da implantação do COMAD – Conselho Municipal sobre Drogas.

Na próxima quarta-feira, às 10 horas, a equipe vai se reunir com a articuladora do movimento na cidade de Conde, a pedagoga Fátima Barbosa, para definir um cronograma para início das ações.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário