terça-feira, 14 de setembro de 2010

NETDEQ PARTICIPA DE SEMANA EDUCACIONAL DO INSTITUTO DOM ADAUTO

Educadores do NETDEQ em ação

A equipe do NETDEQ – Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Dependência Química, da Pró-Reitoria de Extensão, do IFPB, participou, nesta terça-feira (14), da Semana Educacional do Instituto Dom Adauto de Ensino Fundamental, localizado no Bairro de Jaguaribe, em João Pessoa.

A professora Vânia Medeiros e o jornalista Crisvalter Medeiros fizeram uma sensibilização sobre os problemas do álcool, tabaco e outras drogas para 200 estudantes do 8º e 9º anos. No próximo dia 17, serão atendidos mais 160 alunos.

Utilizando uma metodologia adequada para os adolescentes, os extensionistas conseguiram uma tarefa bastante difícil no campo da prevenção: despertar o interesse dos estudantes pela temática de forma envolvente. O jornalista Crisvalter Medeiros realizou a sensibilização sobre os riscos do uso de substâncias psicotrópicas e a professora Vânia Medeiros aplicou um questionário de identificação de vulnerabilidades para o uso de drogas.

A psicóloga do Instituto Leda Flora Fernandes afirmou que a temática é de muita importância para prevenir o envolvimento dos alunos com situações de risco. Ela disse que o Instituto tem evitado uso de substâncias ilícitas pelos estudantes, mas já foi flagrado um aluno com uma garrafa de refrigerante contendo álcool em uma das festividades da instituição. “Por isso a necessidade de alertá-los para os perigos do uso dessas substâncias” justificou.

A Semana Educacional da instituição contempla outras inicitavas na área da prevenção, a exemplo do bullying, educação sexual, doenças sexualmente transmissíveis, saúde física, hábitos alimentares saudáveis etc. O objetivo do evento foi informar corretamente os estudantes sobre os riscos aos quais eles estão expostos em decorrência da idade. “Sabemos que os alunos têm acesso a muitas informações através de meios alternativos, a exemplo da internet, rede de TV, dentre outros, sendo preciso orientá-los para a compreensão correta dessas informações”, explicou Leda.

A professora Vânia Medeiros, coordenadora do NETDEQ disse que essa foi mais um oportunidade de realizar um trabalho de extensão aumento o âmbito de ação do órgão, que tem prestados relevantes serviços à comunidade e às escolas no Estado da Paraíba. “Precisamos consolidar, ainda mais, as nossas competências através do apoio institucional, para continuar atendendo a uma demanda que só aumento constantemente”, enfatizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário