sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

POPULAÇÃO DENUNCIA AUMENTO DA VIOLÊNCIA RELACIONADA AO NARCOTRÁFICO EM JOÃO PESSOA

 
População quer política pública sobre drogas para João Pessoa

A violência relacionada ao tráfico e ao consumo de drogas tem aumentado nas praças públicas urbanizadas nos bairros de João Pessoa. A denúncia foi feita, ontem (26), pelo presidente da Associação Comunitária dos Moradores dos Bairros do Cristo Redentor e Rangel, José Marcelo, durante a abertura da 1ª Pré-conferência de Políticas Públicas sobre Drogas, promovida pelo Conselho Municipal Antidrogas, de João Pessoa.

O tráfico está se apropriando desses equipamentos comunitários que, paradoxalmente, foram construídos justamente com o objetivo de resgatar essas áreas públicas, transformando-as em ambientes de cultura, educação, lazer e cidadania. Os participantes do evento  reivindicaram mais segurança pública nessas áreas, para que a população, principalmente os jovens, possam desfrutar desses ambientes de forma segura e pacífica. Quarenta e cinco  representantes comunitários participaram da 1ª Pré-Conferência de Políticas Públicas sobre Drogas do Município de João Pessoa.

O evento, que foi conduzido pelo Conselho Municipal Antidrogas (Comad), reuniu representantes de diversos segmentos comunitários dos bairros do Cristo Redentor e Range na escola de Ensino Fundamental Dumerval T. Mendes, no Rangel, para formular as propostas de políticas que serão encaminhas à 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, de João Pessoa, que acontecerá no auditório 211, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da UFPB, nos dias 25 e 26 de março.

O evento, que foi bem sucedido enquanto pré-conferência, também serviu para desabafo da população, através das suas lideranças comunitárias, com relação ao aumento da violência gerada pelo narcotráfico na Capital Paraíba. As lideranças lembraram que o tráfico está dizimando os adolescentes pobres das periferias de João Pessoa, sendo urgente uma política pública adequada que reverta essa situação.

O vereador Geraldo Amorim, presente ao evento, disse que o flagelo do narcotráfico está afetando a todos os segmentos sociais e requer ações coletivas e enérgicas para combatê-lo. Geraldo é autor do projeto de lei que criou o Conselho Municipal Antidrogas. Segundo o vereador, como o Poder Executivo de João Pessoa ainda não se preocupou em criar uma política pública sobre drogas através de um debate democrático com a participação popular, o Comad está fazendo isso através da 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas.

O presidente do Comad, psicólogo Jorge Gomes, professor da UFPB, afirmou que as pré-conferências são uma oportunidade para a população aprender a fazer políticas públicas, além de reagir a um dos grandes problemas da sociedade, que é o uso de drogas.

Ao final da 1ª pré-conferência municipal sobre drogas, os participantes elaboraram três baterias de propostas sobre prevenção, tratamento e reinserção e redução de danos. O material será debatido pelos delegados comunitários, que serão escolhidos em cada pré-conferência, e transformado em um documento oficial que será encaminhado ao executivo municipal. A próxima pré-conferência de políticas públicas sobre drogas acontecerá na próxima terça-feira, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Cristina R. Machado, em Mangabeira.




Crisvalter Medeiros

Um comentário:

  1. Oi Crisvalter,

    Você sabe onde posso encontrar a agenda completa das pré-conferências?

    [ ]s
    Dênis

    ResponderExcluir