quinta-feira, 11 de março de 2010

CONSELHO MUNICIPAL ANTIDROGAS (COMAD) ENCERRA PRÉ-CONFERÊNCIAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS SOBRE DROGA

A 8ª Pré-Conferência aconteceu na Escola Municipal Darcy Ribeiro

Encerraram-se, ontem (11), as Pré-Conferências Municipais – Construindo a Política Pública sobre Drogas do Município de João Pessoa. As últimas reuniões aconteceram nas Escolas de Ensino Fundamental Darcy Ribeiro e Oscar de Castro, no Funcionários II e em Cruz das Armas, respectivamente. Segundo o presidente do Conselho Municipal Antidrogas, professor Jorge Gomes (UFPB), cerca de 500 pessoas participaram das nove (9) pré-conferências que foram realizadas em todas as regiões de ensino da Prefeitura Municipal.

O professor Jorge informou que os relatos dos representantes das comunidades apontam para o aumento da violência relacionada ao uso de drogas, principalmente o crack. “A situação mais preocupante é das escolas que estão sendo ocupadas pelo narcotráfico”, revelou. 

  Professor Jorge Gomes (UFPB), presidente do COMAD-JP

Ele acrescentou que as propostas mais comuns, reivindicadas para reverter o problema do aumento do uso de drogas nas comunidades, são a educação de qualidade e em tempo integral nas escolas públicas, capacitação com o foco na geração de renda, além da utilização dos recursos que estão ociosos nas áreas de esporte e lazer para a juventude. “Isto se pode fazer com poucos recursos e criatividade’, assinalou o professor.

Jorge informou, ainda, que a população esteve bem representada nas pré-conferências. “Tivemos a participação de estudantes, professores, profissionais liberais, lideranças comunitárias, pais, usuários, ex-dependentes e os adolescentes protagonistas”, esclareceu.

Os segmentos comunitários estiveram representados no evento

As nove conferências foram realizadas sem muito apoio institucional, mas com o estímulo e a vontade da equipe constituída por Jorge Gomes (COMAD/UFPB), Lawrencita Espínola (PAIAD/ UFPB); Socorro Caldeira (CCS/UFPB); Fabiana Uchôa Oliveira (Comad); José Marcos da Silva (Comad), Socorro Braga (Comad) e o vereador Geraldo Amorim (Comad).
 Educadoras participaram das pré-conferências

Durante o evento foram eleitos 100 delegados que vão participar, juntamente com os conselheiros do Comad e de um grupo de pessoas de notório saber na área de políticas sobre drogas, da 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, que será promovida pelo Comad da Prefeitura Municipal de João Pessoa, nos próximos dias 25 e 26.

 


3 comentários:

  1. O blog , infancia em pauta , vizitou este blog no dia de hoje.

    ResponderExcluir
  2. Ola me chamo Filipe, e gostaria do contato responsável para que eu pudesse escrever ou falar sobre um assunto que já esta ganhando espaço na área da medicina psiquiatrica – a IBOGAINA, uma planta africana que vem sendo sintetizada e vem ganhando destaque no mundo todo. Eu assim como mais de 100 ( cem ) pessoas aqui no Brasil, já tomaram esta droga que tem como principal efeito combater os sintomas da dependência química. Ela tem efeitos colaterais pequenos e uma grande força sobre nosso cérebro de dependentes químicos que faz com que nos aproximemos da cura. Mais ela também tem efeitos não estudados que faz com que esta eficiência possa ser indagada. Eu, assim como vários pacientes vemos uma esperança em viver sem drogas depois da ingestão da iboga ela é uma poderosa ferramenta que deveria ganhar seu espaço no combate as drogas.

    Att
    Filipe Oliveira
    tabernantheiboga@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Este Filipe Oliveira é golpista, safado e estelionatário. Depositamos 500,00 na conta dele pra enviasse cloridrato de ibogaine e sementes de iboga. Eu e um grupo tinhamos interesse em desenvolver um trabalho holistico de tratamentos com dependentes de alcool, crack e cocaina. Levamos um golpe deste safado. Ocara continua firme na farinha. Não façam qualkquer negócio, nem dê ibope pra ele.

    ResponderExcluir