quarta-feira, 24 de março de 2010

DROGAS – PREVENÇÃO NAS ESCOLAS


       
          A questão das drogas não é um componente obrigatório no currículo das escolas, contudo devido à importância e atualidade do problema, tal assunto tem estado cada vez mais presente nas propostas educacionais.

                Certamente, esta prevenção será mais adequada se tiver como objetivo o desenvolvimento da capacidade de escolha dos indivíduos. Não há dúvidas que uma pessoa bem informada e com uma consciência crítica desenvolvida terá mais possibilidades de tomar decisões que evitem riscos e favoreçam a sua saúde. Ao trabalharmos o educando com a perspectiva de reduzir os riscos de consumo abusivo e de diminuir os danos causados pelo uso de substâncias psicoativas, estamos agindo de forma mais realista, eficaz e ética de trabalhar a questão das drogas.

                A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas – SENAD, por intermédio da sua coordenação de prevenção, enumerou recentemente, alguns princípios fundamentais para uma ação de prevenção nas escolas, quais sejam: planejamento que envolva a integração de representantes dos diferentes segmentos da escola (diretores, coordenadores, professores, funcionários, estudantes e família); ações direcionadas para os estudantes, as famílias e toda comunidade escolar; programas desenvolvidos a longo prazo durante todo o processo escolar, com ações específicas para cada faixa etária; intervenções projetadas para reduzir “fatores de risco” de abuso de drogas e aumentar fatores de proteção à saúde; conteúdo que contemple as diferentes formas de abuso de drogas, incluindo as legais e ilegais, dando prioridade às mais consumidas na comunidade; integração do trabalho de prevenção em um conjunto de ações de promoção à saúde; busca do fortalecimento da autoestima e do desenvolvimento da capacidade de enfrentar problemas e de tomar decisões; inclusão de métodos interativos e informações objetivas e verdadeiras, sem a intenção de amedrontar por meio de informações desatualizadas e preconceituosas.

                Enfim, ao planejarmos projetos de prevenção ao uso indevido de drogas nas escolas, é imprescindível identificarmos naquela realidade específica, quais são os fatores que tornam os alunos mais suscetíveis ao consumo de drogas: quais as características daquela população escolar, seus hábitos de lazer, as drogas mais consumidas na comunidade, as regras sobre consumo e as crenças, comportamentos e expectativas das famílias e da comunidade sobre o assunto.

                Com dados como esses, é possível planejar ações mais adequadas para interferir nos fatores que favoreçam o uso indevido de drogas pelos estudantes, promovendo estratégias que sejam fatores de proteção, diminuindo os riscos de consumo prejudicial.
Quanto mais expostas aos fatores de risco, maior será a probabilidade de crianças fazerem uso e terem problemas relacionados às drogas quando forem adolescentes ou adultos. É claro que nem sempre a escola tem meios para interferir nestes fatores sociais da comunidade, mas é seu papel favorecer a consciência do aluno sobre os problemas e encorajá-lo a atuar no enfrentamento dos mesmos, assumindo seu papel como cidadão responsável.

Deusimar Wanderley Guedes
Psicólogo e advogado
deusimar.dwg@dpf.gov.br

Um comentário:

  1. Ola me chamo Filipe, e gostaria do contato responsável para que eu pudesse escrever ou falar sobre um assunto que já esta ganhando espaço na área da medicina psiquiatrica – a IBOGAINA, uma planta africana que vem sendo sintetizada e vem ganhando destaque no mundo todo. Eu assim como mais de 100 ( cem ) pessoas aqui no Brasil, já tomaram esta droga que tem como principal efeito combater os sintomas da dependência química. Ela tem efeitos colaterais pequenos e uma grande força sobre nosso cérebro de dependentes químicos que faz com que nos aproximemos da cura. Mais ela também tem efeitos não estudados que faz com que esta eficiência possa ser indagada. Eu, assim como vários pacientes vemos uma esperança em viver sem drogas depois da ingestão da iboga ela é uma poderosa ferramenta que deveria ganhar seu espaço no combate as drogas.

    Att
    Filipe Oliveira
    tabernantheiboga@yahoo.com.br

    ResponderExcluir