segunda-feira, 1 de março de 2010

DROGAS LEVES LEVAM ÀS DROGAS MAIS PESADAS?




 
Coluna do Jornal A União - 27/02/2010

Esta é uma discussão que tem gerado muitas controvérsias entre os estudiosos da temática, drogas. A conhecida “teoria da escadinha”, como é chamada esta hipótese, em que uma droga leve sempre serve de degrau para outras substâncias mais pesadas, é aceita por alguns e condenada por outros. As pesquisas existentes sobre este assunto, longe de esclarecer, têm sido sempre lenha extra para a fogueira desta polêmica. Dentre as alegações dos defensores da “teoria da escadinha”, está a afirmação de que o uso inaugural de uma droga leve, serviria para quebrar o gelo, ou seja, a pessoa que consome algo que altera o seu estado de consciência fica mais vulnerável a usar outras substâncias que também mexam com o seu estado emocional. Em se tratando de drogas ilegais, afirmam estes estudiosos, o uso destas romperia uma barreira moral – o sujeito usa uma vez e não recebe punição.

A partir daí, está aberto o caminho para outras ilegalidades. Por fim, ainda acreditam que existe a facilidade social, ou seja, o consumidor de “maconha”, por exemplo, tem maior probabilidade de conhecer o usuário e o traficante de outras substâncias mais fortes e mais letais. Ratificando esta tese, podemos afirmar que foram publicados recentemente alguns dados epidemiológicos de órgãos oficiais dos EUA, segundo os quais, quem usa “maconha” tem 56% mais chances de vir a consumir outro tipo de droga. O que é claro, é contestado pelos críticos da “teoria da escadinha”.

Segundo afirma o Dr. Dartiu Xavier, que é um dos estudiosos deste tema, e crítico da citada teoria, “não existem drogas leves e pesadas. Tudo depende de como o usuário se relaciona com elas. Para um alcoólatra, que metaboliza bem o álcool, cerveja é droga pesada e cocaína, não. Para alguém que não tem limites alimentares, doce pode causar dependência”, afirma.

A verdade é que nos últimos tempos os estudos sobre drogas, sejam estas lícitas ou ilícitas, têm dado muito pouca importância a distinção entre drogas leves e pesadas. A atenção tem se voltado muito mais para as teses que analisam o uso leve e uso pesado ou abusivo destas substâncias. Na nossa ótica, e embasado na nossa experiência profissional de quase trinta anos lidando com usuários, dependentes e traficantes de drogas, podemos afirmar que sem sombra de dúvidas, todos os usuários de drogas pesadas como: cocaína e “crack”, por exemplo, já passaram pela “maconha”, além de alguma droga lícita. 

Isto não quer dizer que todas as pessoas que usam “maconha” vão partir para outras drogas mais pesadas, mas com certeza, a grande maioria dos usuários ou dependentes de drogas pesadas e ilícitas, como as citadas,  passaram primeiro pela “maconha”, especialmente. Assim, quero acreditar, que os defensores da “teoria da escadinha”, estão mais próximos da razão.
Deusimar Wanderley Guedes
Psicólogo e advogado
deusimar.dwg@dpf.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário