quarta-feira, 17 de março de 2010

PARLAMENTO METROPOLITANO DEBATE O PROBLEMA DO CRACK NA REGIÃO


 

Geraldo Amorim: autor da proposta da sessão especial do Parlamento Metropolitano

O Parlamento Comum da Região Metropolitana de João Pessoa (Parlacrem-JP) vai debater, na próxima quarta-feira (24), às 15 horas, em sessão especial na Câmara Municipal de João Pessoa, o problema do aumento da violência relacionada ao uso de crack na Região.

O Parlacrem-JP é composto pelos representantes das câmaras municipais das cidades de João Pessoa, Cabedelo, Bayeux, Santa Rita, Alhandra, Conde e Mamanguape.

A propositura para o Parlamento Metropolitano debater esse problema, que vem afligindo toda a população da região, partiu do vereador Geraldo Amorim. O órgão foi instituído há cerca de um (1) ano, com o objetivo de se tornar um fórum permanente  de discussão dos problemas que preocupam as populações das cidades que compõem a região metropolitana  de João Pessoa. O  Parlacre-JP também tem o objetivo de propor políticas públicas para mitigar as questões urbanas e rurais que permeiam a vida dos cidadãos residentes nessa área.

Geraldo Amorim disse que o debate sobre o crack no Parlacrem é pertinente, já que a população da região está sofrendo com as conseqüências do comércio ilícito dessa droga. “Não temos políticas públicas consistentes para debelar o problema, lamentou o vereador, acrescentando que “o desenvolvimento de ações nas áreas de prevenção, tratamento e reinserção social é urgente para minimizar o sofrimento das famílias que são obrigadas a conviver com usuários de drogas”.

Geraldo foi o responsável pela autoria do projeto de implantação do Conselho Municipal Antidrogas de João Pessoa (Comad). O vereador é um articulador permanente de políticas públicas nessa área e está se especializando em promoção da saúde e prevenção ao uso de drogas através de um curso ministrado em João Pessoa pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), em parceria com a FUNETEC do IFPB-Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

Geraldo acredita que o aumento da violência na região metropolitana está relacionado, principalmente, ao uso do crack que é uma droga com alto poder tóxico, que causa dependência química muito rapidamente forçando os dependentes a cometerem atos de infração e violência para adquirir a substância. Ele alega que, como essa droga tem o poder de causar dependência rapidamente, torna-se mais rentável para o narcotráfico do que outras substâncias, favorecendo o processo de intensificação da oferta e procura no comércio ilícito.

Estarão presentes ao debate promovido pelo Parlamento Metropolitano, as autoridades da segurança pública dos municípios que compõem a região, Ministério Público, Vara da Infância e Juventude, Arquidiocese da Paraíba. E mais: representantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), integrantes de Grupos de Ajuda Mútua, comunidades terapêuticas e lideranças comunitárias.

O debate será precedido por uma palestra do psicólogo Deusimar Wanderley, mediada pela professora Vania Medeiros, do IFPB. Geraldo informou que as soluções apresentadas serão encaminhadas às autoridades constituídas do Estado da Paraíba através de relatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário