sexta-feira, 5 de março de 2010

O AA É PARA VOCÊ ?


 

Símbolo do AA

Alcoólicos Anônimos (AA) é uma irmandade de homens e mulheres que promove a recuperação de alcoolistas a partir da troca de  experiências sobre os problemas provocados pela dependência do álcool, com o objetivo de alcançar a sobriedade. Fundado em 1935, nos Estados Unidos, o AA está presente em mais de 150 países do Ocidente, com cerca de 2 milhões de membros.

As principais características do AA, como é conhecida a irmandade em todo o mundo, é de uma entidade sem fins lucrativos, que funciona de forma auto-suficiente a partir das contribuições dos seus próprios membros; não tem associação político-partidária nem religiosa. Não restringe o ingresso de ninguém, em absoluto, já que a única exigência para se tornar membro é o desejo de parar de beber. Os alcoólicos anônimos garantem o sigilo absoluto dos seus membros, que também não precisam se identificar para serem incluídos, sendo exigido apenas um nome para identificação pessoal

O AA nasceu na cidade de Akron, nos E.U.A, a partir do encontro de um financista da bolsa de valores de Nova Iorque, que estava falido em decorrência da crise de 1929 e do seu alcoolismo, conhecido como Bill Wilson, e de um médico cirurgião, o Dr. Bob Smith. A literatura do AA refere-se a uma contribuição do psiquiatra Gustav Jung, que chegou a se corresponder com Bill, após ter tratado do alcoolismo de um industrial americano.

O AA se fundamenta em 36 princípios conhecidos como, Os Doze Passos de Alcoólicos Anônimos, As Doze Tradições de Alcoólicos Anônimos e os 12 conceitos. Ao contrário do que se pensa, o AA não faz tratamento de alcoolismo, mas promove a recuperação ou seja a abstinência se o membro participar assiduamente das reuniões e aceitar as normas do grupo.


Na grande João Pessoa existem mais de 50 grupos de AA funcionando normalmente; o mais central é o da Epitácio Pessoa, Edifício Concord, sala 107. As reuniões acontecem nas segundas, quartas e sextas-feiras a partir das 19h30. Conta com um escrito geral no 3º andar do Edifício das Nações Unidas, no Centro de João Pessoa. O AA é uma entidade de base espiritual, no entanto, não professa nenhum credo religioso oficialmente, aceita a todas as religiões. Nas reuniões de recuperação não se fala em temas polêmicos, apenas nos problemas relacionados ao alcoolismo e como se libertar da dependência. O AA tem um método próprio para identificar o problema da dependência do álcool. Veja se  O A.A. é para você , conheça a Literatura. O AA também conta com grupos de apoio a familiares e amigos de alcoolistas.

4 comentários:

  1. oi m add companheiros e companheiras 24 horas

    ResponderExcluir
  2. parabens companheiro,toda a iniciativa de divulgar AA e no meu ver uma forma de salvar vidas,como já salvou a minha.
    24 horas de serena sobriedade,Samuel

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, vc teria os contatos dos grupos de apoio a familiares de AA em joao pessoa? Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Envia para o meu email o endereço de reuniões do AA, perto do bairro Bancários, salonleite@hotmail.com

    ResponderExcluir